Até o dia 03 de
setembro, pequenos, médios e grandes produtores rurais de todo o país e dos
mais diversos segmentos poderão participar do levantamento
Para dar voz e avaliar a maturidade dos produtores
rurais e os principais problemas e dificuldades que enfrentam no processo de
exportação de produtos agrícolas, a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária
do Brasil), em parceria com a Agroconsult, realiza a pesquisa nacional
“Desafios à internacionalização do Agro Brasileiro”. A iniciativa busca mapear
os principais gargalos existentes na estrutura produtiva e na política comercial
brasileira que impedem ou dificultam a inserção do produtor rural do país às
cadeias globais de valor. A pesquisa permitirá a compreensão dos problemas e
servirá como orientação para propor ações que visem solucionar e facilitar a
internacionalização do setor por meio da atuação do Sistema CNA/Senar junto ao
setor privado e ao Governo Federal.
A pesquisa tem como público-alvo os pequenos,
médios e grandes produtores rurais das 27 unidades da federação e dos mais
diversos segmentos do agronegócio (agricultura, pecuária, silvicultura,
apicultura, psicultura etc). “É importante a participação na pesquisa de
produtores de diversos estados, culturas e experiências de exportação. Até
mesmo quem não exporta deve responder à pesquisa porque esses produtores podem
apontar questões estruturais que impedem ou dificultam a exportação”, explica
Debora Simões, sócia da Agroconsult. Para participar, acesse: Desafios
à Internacionalização do Agro Brasileiro | Confederação da Agricultura e
Pecuária do Brasil (CNA) (cnabrasil.org.br)
Responsável por 48% das exportações brasileiras e
pelo superávit comercial do país, o agro ganha relevância no aspecto regional
por sua representatividade na balança comercial de vários estados. Conforme
levantamento da Agroconsult, 15 estados têm no agro a sua principal fonte de
receita de exportação (participação das exportações agrícolas superior a 50% da
pauta exportadora). Além do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com participação
do agronegócio de 98% e 96%, respectivamente - juntos somam cerca de R$ 40
bilhões de produtos do agronegócio exportados em 2022 - Acre, Piauí, Rondônia e
Tocantins tem quase a totalidade das vendas externas focadas no agro. Outros
cinco estados – Goiás, Roraima, Alagoas, Paraná e Rio Grande do Sul -
registraram participação acima de 70% das exportações de produtos do
agronegócio em 2022 do total exportado por cada estado.
Nos últimos anos, o Brasil vem ampliando o número
de parceiros comerciais e em 2022 os produtos agrícolas brasileiros
desembarcaram em 220 países. Apesar da diversificação de destino, nossos três
principais parceiros comerciais (China, Estados Unidos e Países Baixos)
representam 41% das nossas exportações, sendo somente a China responsável por
34% do total dos embarques brasileiros. Analisando a pauta exportadora,
observa-se também a grande participação de soja, milho, carne bovina, açúcar e
café. Juntos, os cinco produtos representam 55% das exportações agrícolas.
O Índice de Diversificação Setorial (GSDI)
brasileiro, mostra, que, de fato, a pauta de exportação do país é mais
concentrada que a de outros países exportadores de produtos agrícolas –
enquanto o indicador brasileiro é de 0,23, União Europeia, Estados Unidos e
China detém um índice de 0,56 e 0,54 e 0,34, respectivamente (lembrando que,
quanto mais próximo de 1 estiver o índice, mais diversificada é a pauta
exportadora do país). “A liderança global que já atingimos em alguns produtos
deve ser celebrada. Porém, a elevada concentração de produtos na pauta de
exportação pode indicar dificuldades dos agricultores brasileiros em
diversificar e agregar valor em especial aos produtos que não são as principais
commodities, seja por questões internas – como logística e aspectos
regulatórios e tributários – por barreiras e exigências impostas por outros
países, falta de clareza e consistência nas ações de promoção comercial ou
mesmo desconhecimento e dificuldades iniciais com relação aos processos para
abrir mercados” afirma Débora.
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