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29% dos consumidores acreditam que o e-commerce pode ser golpe se aceitar apenas alguns meios de pagamentos, aponta E-commerce Trends 2024
Hoje o Brasil registra mais de 930 mil sites de
e-commerce no Brasil, segundo o estudo "Perfil do E-commerce
Brasileiro", e para quem é apaixonado por comprar online, uma parte
importante do processo é o pagamento. A pesquisa inédita E-commerce Trends 2024, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box,
mostra que oferecer a opção de pagamento via QR Code pode agradar os 64% que
conhecem e já utilizaram esse meio.
O recurso que funciona como "código de
barras" digital vem passando por transformações, mas agora parece ter
caído na graça dos consumidores. Para Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk, o
universo dos pagamentos online está repleto de opções para facilitar a vida dos
usuários e é necessário oferecer opções de pagamento diversificadas para atrair
consumidores para sua loja. “Para que isso funcione, é preciso que o comércio
eletrônico também acompanhe essas mudanças e o surgimento de novas e modernas
formas de pagar pelos seus produtos com ainda mais rapidez, conveniência e
segurança”, alerta.
A pesquisa afirma que a forma de pagamento é fator
decisivo para que 39% dos entrevistados escolham determinado e-commerce para
finalizar a sua compra. “Além de frete grátis (73%), promoções (64%) e prazo de
entrega (48%), ampliar as possibilidades de pagamento pode ser uma excelente
maneira de garantir mais compras para o seu negócio”, finaliza. Já o cashback,
tão falado nos últimos anos, e usado como ferramenta de diferenciação em
diversos programas de fidelidade, caiu em 10 pontos percentuais de um ano para
o outro quando se trata de fatores que influenciam a compra.
A busca pela agilidade e praticidade no processo de
compra faz com que 41% dos consumidores deixem seus dados de pagamento salvos.
Para o especialista, esse hábito destaca a necessidade de eliminar atritos ao
longo da jornada de venda, com o objetivo de incentivar o retorno do cliente e,
mais importante ainda, que ele indique a empresa devido à ótima experiência
proporcionada. “Desde o primeiro contato com a marca até a entrega do produto,
é crucial que as empresas otimizem suas operações e compreendam a jornada do
cliente para identificar áreas de melhoria. Atualmente, a experiência do
consumidor é um diferencial competitivo e desempenha um papel crucial na
decisão de escolher uma marca em relação à outra”, ressalta.
Além do aumento da concorrência no mundo online, a
frequência de quem compra online também cresceu: em 2022, o estudo mostrou que
apenas 12% dos usuários compravam uma vez por semana. Agora em 2023, este
número aumentou para 17%. A mesma coisa para quem compra várias vezes por
semana, que quase dobrou, foi de 7% para 12%. Dos entrevistados, 23% optam pela
compra online por ter os meios de pagamento de sua preferência. “O usuário está
falando sobre suas preferências, e com base nessas informações, é fundamental
se diferenciar não só no produto oferecido, mas também na experiência de
pagamento oferecida”, finaliza Ricco.
Metodologia
O estudo foi realizado pela Octadesk em parceria
com o Opinion Box, e ouviu mais de 2 mil consumidores online acima de 16 anos
de todo o Brasil e de todas as classes sociais, em maio de 2023. A margem de
erro da pesquisa é de 2,1 pontos percentuais.
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