Levantamento
mostrou que 39% dos estabelecimentos já notaram aumento na procura por
alimentos mais nutritivos. Custo alto dos ingredientes e maior dificuldade no
preparo ainda são obstáculos para o investimento nesse tipo de refeição
De acordo com pesquisa realizada pela Ticket, marca
de benefícios ao trabalhador da Edenred Brasil, 85% dos consumidores que fazem
refeições fora de casa estão mais conscientes sobre sua saúde e a necessidade
de ter uma alimentação mais saudável após a pandemia de Covid-19. Quando
questionados se esperam ofertas mais saudáveis dos restaurantes, 88% disseram
que sim, enquanto 12% não têm essa expectativa.
“A pandemia resultou em diversas mudanças no
comportamento dos consumidores e é importante que os estabelecimentos estejam atentos
às novas necessidades de seus clientes. Nosso objetivo é fornecer aos nossos
públicos informações estratégicas para que possam aprimorar cada vez mais o seu
atendimento”, comenta Felipe Gomes, Diretor-Geral da Ticket.
Ainda segundo a pesquisa, 51% dos respondentes
consideram como “alimentos saudáveis” os produtos frescos, 33% valorizam a
clareza das informações nutricionais no rótulo, 30% consideram saudáveis os
alimentos que contêm mais salada na composição e 9% responderam comidas veganas
e vegetarianas.
A perspectiva dos
estabelecimentos
O levantamento realizado pela Ticket também ouviu
restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos de refeições prontas sobre
a busca dos clientes por alimentação saudável e como esses locais têm atuado
para atendê-los. Os resultados revelaram que, embora haja aumento na procura
por esse tipo de refeição, alguns estabelecimentos ainda veem barreiras para
elevar a oferta de comida saudável.
Cerca de 39% dos comerciantes disseram que houve um
aumento nas vendas de refeições saudáveis. Ainda, sobre a demanda por porções
menores, 20% revelaram que houve acréscimo na procura deste tipo de refeição; e
sobre o interesse em detalhes da composição dos alimentos, também 20% notaram
aumento na busca por tais informações. “O comportamento do consumidor sofreu
diversas mudanças durante a pandemia, e a preferência culinária seguiu essa
tendência. Aos estabelecimentos, cabe observar as demandas dos consumidores e
repensar sua estratégia para tentar atender às novas necessidades de seus
clientes”, diz Gomes.
Sobre as possíveis dificuldades de oferecer
refeições saudáveis em seus estabelecimentos, 51% dos comerciantes concordam
que o preparo desse tipo de alimento demanda mais tempo; 30% afirmam que as
refeições equilibradas não são tão saborosas quanto as opções menos saudáveis;
71% concordam que preparar refeições saudáveis é mais caro; e 49% afirmam que o
preparo é mais difícil.
“Apesar dos empecilhos apresentados por parte dos
participantes da pesquisa, quando perguntamos se nos últimos anos eles mudaram
seus hábitos e fornecedores visando o preparo de alimentos mais saudáveis, 68%
disseram que sim. Ou seja, vemos um movimento nesse sentido, que tende a
crescer consideravelmente nos próximos anos”, finaliza o Diretor-Geral da Ticket.
Ticket
https://www.ticket.com.br/.
https://www.facebook.com/ticketservicos.
https://www.youtube.com/user/ticketservicos.
https://www.linkedin.com/company/ticket-servi-os-s-a-/.
https://www.instagram.com/ticket_servicos/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário