Ferramenta
de inteligência artificial pode impulsionar, facilitar e resolver questões do
dia-a-dia das empresas
Lançado
no final de 2022, o ChatGPT (Chat Generative Pre-Trained Transformer) está
entre os assuntos mais comentados do momento. Segundo análise do Conselho de
Economia Digital e Inovação (CEDI) da FecomercioSP, a ferramenta representa um
novo marco no uso de inteligência artificial para as empresas, pois democratiza
o acesso à tecnologia – entre nichos e tamanhos dos negócios –, além de ajudar
o consumidor, que pode consultá-lo antes de adquirir um produto ou serviço.
O ChatGPT possui a versão gratuita (que é mais restrita) e a versão premium (ao
custo de US$ 20 mensais). A ferramenta é capaz de responder perguntas, assim
como criar textos e resolver questões propostas pelos usuários. Também pode
contribuir para resolver tarefas rotineiras da empresa, reduzindo custos, uma
vez que não é necessário contratar funcionários especializados. Assim, os
colaboradores da empresa poderão ser direcionados para tarefas mais complexas,
que exigem habilidades e conhecimentos específicos, aumentando a produtividade
do negócio.
Além disso, pode ajudar na automação de tarefas repetitivas, como lidar com
solicitações e consultas de clientes, produzir relatórios e realizar promoções
em mídias sociais, criando materiais de marketing. A ferramenta tem capacidade
de processar grandes quantidades de dados, permitindo que as empresas tomem
melhores decisões baseadas em insights gerados por meio desses dados, inclusive
traçar estratégias focadas na melhora da experiência do cliente.
Ágil na elaboração de respostas, o ChatGPT pode inclusive ajudar no
relacionamento com os clientes, ao criar mensagens positivas em datas
especiais, por exemplo. Ou ainda, em responder avaliações públicas negativas
deixadas por eles. Neste caso, a ferramenta pode criar uma resposta adequada
até mesmo para um feedback negativo.
Outra vantagem é que o chatbot pode fornecer informações personalizadas, com
base nas interações anteriores, tornando a experiência do usuário mais
agradável e satisfatória. Também consegue fornecer recomendações de produtos e
auxiliar o processo de compra do consumidor. “O cliente pode encontrar
determinado produto respondendo algumas perguntas sobre características do que
deseja, preço e disponibilidade. Frente ao cenário, o comércio eletrônico
tem benefício direto com o uso da ferramenta”, exemplifica Kelly Carvalho,
assessora técnica do CEDI.
Ela falou sobre o assunto em entrevista
ao jornalista Milton Jung, do programa Mundo Corporativo, da
rádio CBN, nesta quinta--feira (23).
A inteligência artificial ainda pode ser usada em processos internos das
empresas, ajudando o empreendedor a obter uma análise de dados sobre suas
vendas, de forma a criar insights para ações futuras de marca ou serviço.
O uso da ferramenta pode trazer diversos benefícios para as empresas, ainda
mais se aliado aos demais canais de comunicação, como o atendimento humano
quando necessário.
“O ChatGPT pode ser adaptado ao perfil de cada cliente com recomendações e
sugestões personalizadas, melhorando a jornada de compra e aumentando as
chances de fidelização. Além disso, é capaz de lidar com grandes volumes
de atendimento ao cliente, tornando-o uma solução escalável para o crescimento
do negócio”, explica Kelly.
Para introduzir o ChatGPT no negócio é importante que o empreendedor determine
os casos de uso em que a ferramenta pode ser útil para o seu negócio, como
atendimento ao cliente, suporte técnico, vendas, entre outros. Se a empresa
possui uma equipe de desenvolvimento interna, eles podem ser responsáveis por
integrar o ChatGPT em seu site ou aplicativo, já que eles têm conhecimento em
linguagens de programação e tecnologias. Se a empresa não possui uma equipe
especializada, poderá contratar consultores ou agências de tecnologia para
realizar a integração. Agora, se a empresa já utiliza uma plataforma de chatbot
terceirizada, pode entrar em contato com o suporte da plataforma para obter
ajuda na integração com o ChatGPT.
FecomercioSP
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