Pesquisar no Blog

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Sangramentos uterinos: quando se preocupar?

A Dra. Bruna Merlo, Ginecologista da HAS Clínica fala sobre os sintomas anormais da menstruação

 

O útero, órgão do sistema reprodutor feminino, é responsável pela gravidez e menstruação. Sendo assim, os sangramentos uterinos são frequentes, mas é preciso prestar atenção para saber a hora de se preocupar. 

O sangramento menstrual é uma perda fisiológica de sangue mensal que ocorre nas mulheres em idade reprodutiva. Ela pode durar de 2 a 7 dias, o volume de sangue varia e as cólicas são comuns. 

“O sangramento se torna anormal quando acontece fora do período habitual e apresenta características diferentes como: aumento de volume e duração maior que 7 dias. Neste caso é recomendado a procura de um profissional da saúde”, explica a Dra. Bruna Merlo, Ginecologista do Hospital Albert Sabin (HAS). 

O diagnóstico é feito a partir de exames como: ultrassonografia transvaginal, ressonância magnética, tomografia, entre outros. 

As causas mais comuns do sangramento uterino anormal são: desequilíbrio hormonal, infecções, lesão uterina e até câncer uterino. 

O tratamento do sangramento anormal é feito através de uso de anticoncepcionais orais, medicamentos hormonais injetáveis, terapia hormonal e, em alguns casos, cirurgia. 

“A cirurgia é escolhida dependendo de cada caso. Pode ser feita uma histerectomia, que é a remoção do útero ou apenas um procedimento para remover as lesões. Além disso, a cirurgia pode ser aberta ou por vídeo, dependendo da saúde da paciente, o tipo e tamanho das lesões. A melhor opção será avaliada pelo médico”, finaliza a Dra. Merlo.

 

HAS Clínica
Rua Barão de Jundiaí, 485 – Lapa - São Paulo – SP
Central de atendimento: (11) 3838 4669
http://www.consultaaqui.com.br/
https://www.instagram.com/has_clinica/
Agendamento on-line: https://app.agenda.globalhealth.mv/agendar/?key=hasabin


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados