Pesquisar no Blog

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Doença de Crohn: saiba o que é e quais sintomas ela provoca

A condição é considerada rara, atinge o trato gastrointestinal e não tem cura, mas é possível tratá-la e ter qualidade de vida

 

 

O Dia Mundial das Doenças Raras é celebrado em 28 de fevereiro - a data tem o objetivo de dar visibilidade ao tema e levar conhecimento à população, reforçando a igualdade para os pacientes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é considerada doença rara aquelas que afetam até 65 pessoas em um grupo de 100 mil. Estima-se que aproximadamente 350 milhões de pessoas sofrem com doenças raras no mundo e que existam entre 6 mil e 8 mil tipos diferentes de doenças raras. No Brasil, dados do Ministério da Saúde apontam que aproximadamente 13 milhões de pessoas vivem com doenças ou síndromes que são classificadas dessa forma.

 

Dentre essas doenças raras, está a Doença de Crohn, a condição é a inflamação do trato gastrointestinal e atinge desde a boca do paciente até o ânus, mas que ataca principalmente a parte final do intestino delgado. Casos graves podem resultar em fístulas e estenose do intestino, por afetar os tecidos gastrointestinais profundamente, ela pode ser um fator de risco para o câncer de intestino. A doença de Crohn não tem cura e de acordo com especialistas, é provocada por desregulação do sistema imunológico. 

 

É uma inflamação grave no trato gastrointestinal, ou seja, ela provoca feridas no intestino. No Brasil, estima-se que cerca de 11 mil pessoas sofrem com a Crohn e esse número vem aumentando nos últimos anos, segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), o país registrou um crescimento de 15% nas doenças inflamatórias gastrointestinais . A doença atinge, na maioria das vezes, pessoas entre 15 e 40 anos, mas podem ocorrer em todas as idades e não tem cura. É importante ressaltar que existe tratamento e isso, faz com que a vida do paciente tenha mais qualidade”, explica Michele Brajão, enfermeira estomaterapeuta e coordenadora da clínica ConvaCare.

 

As causas da doença de Crohn ainda são desconhecidas, mas de acordo com a especialista, fatores como a genética do paciente e alterações no sistema imunológico podem ocasionar a doença, sendo agravados por hábitos alimentares ruins, além de estresse e ansiedade.


 

Os sintomas

 

·  Dor abdominal;

·  Diarreia frequente, com fezes que podem conter sangue;

·  Cólica;

·  Febre;

·  Sangramento Retal;

·  Fraqueza;

·  Perda de apetite e de peso;

·  Lesões na pele, lesões da região anal, incluindo hemorróidas, fissuras, fístulas e abscessos, inflamação nos olhos e pedras nos rins são sintomas que também podem estar ligados à Doença de Crohn.

 

 

O diagnóstico e a vida após a descoberta da doença

 

A Doença de Crohn é diagnosticada através de exames de imagem, como o raio-X e a endoscopia, além de exames de sangue.

 

A doença não é causada pela alimentação mas, por atingir a parte gastrointestinal quando ela não está controlada é importante ter uma dieta balanceada rica em fibras, evitando alimentos industrializados e gordurosos para não agredir e provocar mais sintomas. “A doença estando controlada, o paciente pode ter uma alimentação sem restrições, praticar esportes e ter uma vida normal e com qualidade”, afirma Michele.


 

Quais são as complicações que a Doença de Crohn provoca?

 

Por se tratar de um quadro inflamatório importante, que afeta o intestino, no longo prazo, a doença de Crohn pode trazer outros problemas de saúde, as chamadas complicações. Entre as complicações comuns da doença de Crohn, estão:

 

·  obstruções intestinais, em que as paredes do órgão apresentam uma aderência que impede a movimentação do bolo fecal;

·  fístulas que geram a formação de novos canais de ligação entre as alças intestinais ou mesmo entre outros órgãos;

·  úlceras que podem surgir não só no intestino, mas também em outros pontos do sistema gastrointestinal, aparecendo até mesmo na boca, na forma de aftas;

·  câncer de cólon e reto.

 

 

O tratamento

 

A doença de Crohn pode ser controlada por meio dos medicamentos que reduzem a inflamação e amenizam os sintomas. Além disso, a dieta alimentar é importante para obter um controle dessas inflamações. Alguns pacientes podem precisar da cirurgia e outros utilizam a bolsa de colostomia. Mas, isso varia de caso para caso, somente o médico responsável poderá indicar o tratamento adequado. Na ConvaCare, quem utiliza a bolsa de colostomia tem todo um treinamento de como fazer a higienização dela e viver normalmente utilizando o procedimento. 

A cirurgia é feita para extrair zonas do intestino e promover o alívio a longo prazo e por tempo indeterminado dos sintomas.Muitas pessoas utilizam medicamentos diários para controlar a doença e diminuir a inflamação causada pela mesma. O controle da doença de Crohn é feito por medicamentos e por dieta alimentar, feito isso, o paciente vive com qualidade de vida

 

ConvaCare

 https://clinicaconvacare.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados