Pesquisar no Blog

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Médica chama atenção para vacina contra o HPV e mostra preocupação pós-carnaval

Existe vacina nova contra o HPV

                   Veja 5 problemas de saúde que o HPV pode causar


“No primeiro contato sexual pelo menos uma em cada 10 meninas se conecta com o vírus papilomavírus, causador do HPV, doença sexualmente transmissível, de difícil cura. Vale reforçar que existe vacina, inclusive, há uma vacina nova que protege contra nove tipos de HPV. Portanto neste pós-carnaval, evento em que mais pessoas trocam contatos íntimos, recomendamos procurar ajuda médica se sentir algum sintoma”, alerta Dra. Ana Moschione Castro, médica alergista e imunologista pela USP. 

O HPV (Papilomavírus Humano) é um vírus que pode afetar a saúde tanto de homens quanto de mulheres. Ele é transmitido principalmente por meio de relações sexuais desprotegidas e pode causar uma série de problemas de saúde, como lesões em forma de verrugas na pele e nas mucosas dos órgãos genitais e do ânus. “Essas lesões são causadas por algumas cepas específicas do vírus e podem ser transmitidas pelo contato direto com a pele afetada”, explica Dra. Ana Paula, que também é diretora da Clínica Croce, centro de vacinação e infusão de imunobiológicos com especialistas das áreas de Alergia, Imunologia, Reumatologia e Endocrinologia. 

Ela também explica que o HPV é um dos principais causadores do câncer do colo do útero, que é uma das doenças mais graves causadas pelo vírus. Embora mais raro do que o câncer do colo do útero, o HPV também pode causar câncer de pênis. 

“As cepas de HPV também podem afetar as células da garganta e causar lesões que evoluem para um câncer. Isso sem falar nas infecções recorrentes nas pessoas que foram expostas ao vírus. Essas infecções podem ser assintomáticas ou causar sintomas como coceira, dor e vermelhidão nos órgãos genitais. As infecções recorrentes também aumentam o risco de desenvolvimento de lesões e de câncer”, conta a alergista. 

Muitas dessas doenças são tratáveis e até mesmo preveníveis por meio de vacinas e exames preventivos. Portanto, é fundamental que as pessoas se informem e busquem orientação médica para se prevenirem e tratarem esses problemas de saúde causados pelo HPV. 

A nova vacina contra o HPV contém proteínas que se assemelham ao HPV, mas não são capazes de infectar as células, se reproduzirem ou causar doença. Ela tem eficácia contra: 

·         Câncer do ânus;

·         Lesões pré-cancerosas do ânus;

·         Verrugas genitais;

·         Infecção persistente pelo HPV;

·         Cânceres de colo do útero (parte inferior do útero), da vulva (parte externa dos genitais femininos), da vagina e do ânus;

·         Lesões pré-cancerosas de colo do útero, da vulva, da vagina e do ânus.

 

O público-alvo desta vacina, que deve ser administrada em 3 doses, é: meninas e mulheres entre 9 e 26 anos de idade e meninos e homens entre 9 e 26 anos de idade.

 

“Para homens e mulheres de 9 a 26 anos vivendo com HIV ou AIDS, pacientes que receberam transplante de órgãos, de medula óssea e pessoas em tratamento contra o câncer, além de mulheres em tratamento do HPV, também devem ser vacinados contra o HPV”, finaliza Dra. Ana Paula. 



Clínica Croce
www.clinicacroce.com.br
https://www.facebook.com/clinicacroce/
https://www.instagram.com/croceclinica/
https://www.youtube.com/clinicacroce


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados