Pesquisar no Blog

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Dormir demais pode te deixar cansado?

Divulgação
Especialistas do sono da Emma Colchões respondem à pergunta e explicam como a hipersonia pode ser prejudicial à saúde


Dormir demais vez ou outra não deve ser uma grande preocupação. Adentrar uma madrugada de vez em quando, por exemplo, pode fazer com que você durma demais no dia seguinte, mas, desde que isso não ocorra com frequência, não há necessidade de se preocupar. Contudo, a psicóloga especializada em terapia cognitiva comportamental para insônia da Emma Colchões, Theresa Schnorbach, junto à equipe de especialistas do sono da companhia, trazem uma reflexão sobre como definir o que é dormir demais, quando dormir muito pode ser um problema e métodos simples para superar esse obstáculo. 


O que significa dormir demais?  

A quantidade recomendada de sono por noite é de, em média, sete a nove horas, porém algumas pessoas, principalmente esportistas, precisarão de mais sono devido ao seu alto nível de desempenho. Dormir demais geralmente é motivo de preocupação apenas quando parece incomum para o indivíduo e quando isso vem acompanhado de fadiga e mudança de humor.  

A hipersonia é uma condição na qual se dorme demais por um período prolongado, seguido de um cansaço anormal durante o dia, o que pode afetar a rotina diária. Essa condição geralmente é causada por depressão ou distúrbios do humor, que podem ser diagnosticados por um médico ou especialista em sono. 

Abaixo, uma diretriz geral sobre a quantidade de sono ideal com base na idade: 

- Recém-nascidos: 16-18 horas de sono por noite 

- Crianças em idade pré-escolar: 11-12 horas de sono por noite 

- Crianças em idade escolar e adolescentes: cerca de 10 horas de sono por noite 

- Adultos e idosos: 7-9 horas de sono por noite 

Devemos estar cientes de que, às vezes, há exceções, pois algumas pessoas precisam dormir mais do que outras. Problemas de sono acompanhados de efeitos colaterais durante o dia são geralmente o único motivo de preocupação. 

O fato é que dormir demais pode, simplesmente, fazer com que nos sintamos cansados. Logo, o ideal é tentar não dormir por tanto tempo, mantendo a quantidade recomendada de sono. No entanto, se você sentir que está lutando para controlar o quanto dorme, ou se algo não parece certo, aqui estão os sintomas de hipersonia: 

- Dormir por longos períodos durante a noite (mais do que o seu ‘normal’ pessoal) 

- Ter problemas para sair da cama pela manhã e começar o dia 

- Tontura que vem e vai ou que dura o dia todo 

- Problemas de concentração 

- Mau humor 

 

Como parar de dormir demais? 

  • Botão soneca: resista! 

Se você está dormindo demais, melhorar seu relacionamento com o despertador ou eliminá-lo completamente da sua vida pode ser de grande ajuda. Está provado que permitir-se acordar naturalmente é o melhor método para acordar pela manhã. Se você é uma daquelas pessoas que não consegue viver sem um despertador, considere um com um som de despertar progressivo. É importante sair da cama no momento em que o alarme tocar pela manhã, ou assim que você acordar naturalmente, para evitar a tentação de voltar a dormir. Colocar o despertador no lado oposto da sala pode ajudar. 

  • Evite ficar acordado nos fins de semana 

Seu corpo entrará em um ciclo de sono/vigília se você acordar no mesmo horário todos os dias e for para a cama no mesmo horário todas as noites. Essa rotina diária leva algum tempo para se ajustar, mas pode ser bastante benéfica a longo prazo. Muitos aplicativos e despertadores permitem que você defina um alerta noturno, bem como um alarme para a manhã. Fazer e manter um plano de sono ajudará você a parar de dormir demais rapidamente, mesmo nos fins de semana. 

  • Evite a luz azul antes de dormir 

É bom ler antes de dormir, mas dispositivos como celulares, tablets e e-books devem ser evitados. Não estar exposto à luz azul de aparelhos eletrônicos, bem como a distrações de notificações de celulares, facilitará o adormecimento. As telas eletrônicas emitem luz azul, o que pode atrasar a produção de melatonina indutora do sono e, ao mesmo tempo, aumentar nossa atenção, dificultando o adormecimento. 

  • Não pense demais em dormir demais 

Para aumentar seu sono, é fundamental estar no caminho certo e controlar sua rotina diária. Preocupar-se e pensar demais, por outro lado, irá mantê-lo acordado à noite. Permita-se tempo para se ajustar a novas situações, implementando gradualmente as mudanças. Se algo não funcionar bem imediatamente, tente não ficar muito irritado consigo mesmo. Se tudo o que você fez não funcionou, você pode procurar orientação médica. 

  • Distúrbios do sono 

Embora seu médico possa diagnosticar a hipersonia, às vezes chegar à raiz do problema é um pouco mais difícil. A razão mais comum pela qual você pode começar a dormir demais é devido a um período em que você pode não estar descansando o suficiente. Por exemplo, em uma semana em que você desregula seu horário e se deita de madrugada ou quando começa a cuidar de um bebê. Seu corpo precisa compensar o sono perdido e acionar o cérebro para dormir demais. 

  • Produtos que proporcionem conforto necessário para um sono reparador 

Investir em um bom colchão, travesseiro e até roupas de cama pode ser um fator chave para que o sono ocorra da maneira adequada e para que o corpo se adapte a uma rotina do sono saudável. A equipe de especialistas da Sleep Science by Emma investe em pesquisa e desenvolvimento para oferecer soluções que melhorem a experiência das pessoas com o sono. Toda a gama de produtos oferecidos aqui no Brasil pode ser vista no site da companhia 

O travesseiro antiestresse da Emma, por exemplo, pode ser um grande aliado para sono mais cofortável e tranquilo. O produto conta com uma capa antiestresse, que tem um conjunto com duas camadas de fibra de poliéster siliconada, além da capa de fios de carbono, que absorve a eletricidade estática acumulada durante o dia, diminuindo em até 26 mil volts durante o sono, fazendo com que a noite seja mais relaxante e tranquila. O travesseiro também conta com espuma de memória, que garante que o material se adapte aos contornos do pescoço e ombros, proporcionando mais conforto. Por fim, a dupla camada de fibra de poliéster siliconada do produto confere maciez e sensação de deitar-se nas nuvens. 

Quando o assunto é colchão, O Emma Original pode ser o melhor caminho para uma noite tranquila e reparadora. A tecnologia do produto faz com a coluna fique totalmente alinhada e o bloqueio de movimento garante uma noite de paz para quem dorme em casal. 

Além disso, existem certas condições de saúde que também podem estar fazendo com que você durma demais: 

  • Distúrbios do sono, como apneia do sono e narcolepsia 
  • Ansiedade e depressão 
  • Distúrbios de dor crônica 
  • Obesidade 
  • Doença cardiovascular 
  • Hipertireoidismo 
  • Transtorno Afetivo Sazonal (TAS) 

Se você sentir que nada funciona mesmo após ter tentado de tudo, é hora de procurar ajuda profissional de um médico especialista. 

 


Emma-The Sleep Company
team.emma-sleep.com/press

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados