A digitalização mudou os hábitos de consumo de muitas pessoas. Antes limitadas a irem presencialmente em suas lojas favoritas para adquirir os produtos desejados, hoje esse processo pode ser feito no conforto de suas casas, com extrema praticidade e segurança. Dentre os segmentos que mais se beneficiaram com essa transformação, o varejo de moda foi um dos que mais se destacou – enxergando o potencial de abrangência de suas vendas por meio destes canais online desde que prezassem por um atendimento personalizado, amistoso, e uma jornada marcante com o auxílio da tecnologia em suas estratégias.
Este era um movimento já visto há anos no setor,
mas que com a pandemia, acabou se intensificando devido à impossibilidade de os
compradores irem fisicamente adquirir seus itens. Obrigados a se adaptarem a
este novo cenário, a evolução destas plataformas fez com os que canais digitais
ficassem mais robustos e preparados para atender este consumidor, incorporando
ferramentas que permitissem um maior entendimento sobre o perfil de cada
cliente, suas preferências de moda e meios de ofertar itens aderentes a essas
características.
Segundo uma pesquisa feita pela Conversion em 2021,
o varejo de moda registrou 1,51 bilhão de acessos no e-commerce naquele ano, em
uma quantia 52% maior em relação ao ano anterior. Hoje, uma boa jornada de
compra neste segmento precisa unir os ambientes físico e digital, obtendo
informações sobre seus perfis e utilizando estes dados de maneira inteligente
para engajá-los com a marca, fidelizá-los e garantir uma experiência
satisfatória.
Dentre os recursos disponíveis no mercado para
estimular esse objetivo, veja os mais assertivos:
#1 Realidade aumentada: a aceleração tecnológica neste segmento traz uma vivência de compras
online muito parecida – e, as vezes até melhor – do que a presencial. A
realidade aumentada no varejo de moda une o presencial ao eletrônico,
permitindo que os consumidores ‘provem’ os produtos digitalmente através de
qualquer dispositivo tecnológico com câmera. Assim, o software desenvolvido
insere o item desejado no mundo real, ajudando a enxergar como uma determinada
peça ficaria fisicamente e, até mesmo, a encontrar o tamanho e tipo ideal para
cada um.
#2 Aplicativos e compra
online: independentemente de onde a loja esteja situada, os
aplicativos e plataformas de compra ampliam o alcance da marca, permitindo que
os consumidores encontrem as informações sobre os produtos desejados e adquiram
seus serviços em regiões distantes. A eficiência e aumento nas vendas é um dos
maiores benefícios proporcionados por esses recursos – mas, para que atinjam
esses resultados, precisam ser desenvolvidos priorizando uma experiência
conveniente e personalizada com base em suas necessidades.
#3 Plataformas omnichannel: mesmo com a digitalização do setor, muitos ainda gostam de visitar suas
lojas fisicamente, seja para apenas retirar um produto pedido online ou comprar
diretamente no local. Por isso, é essencial que o varejo de moda invista na
integração e comunicação conjunta destes canais através da omnicanalidade. Além
de facilitar essa escolha de jornada pelo usuário conforme suas preferências,
as plataformas omnichannel geram dados que podem trazer muitos insights
para a marca realizar ações personalizadas. Essa é uma das maiores estratégias
de satisfação e fidelização dos clientes nesta era digital.
Uma boa jornada de compra no varejo de moda
consegue manter o cliente engajado e interessado, utilizando-se destas
tecnologias para reunir dados sobre o histórico de cada usuário e os utilizando
para criar interações mais aderentes a suas demandas. Quanto mais estes
lojistas conhecerem seu público, buscando entender o quão aberto ele está para
receber interações e em qual momento, melhor será a relação entre as partes e
sua impressão sobre a marca.
Cada vez mais os consumidores buscarão atendimentos
velozes e simplificados, sedentos por inovação e em busca de itens cada vez
mais com a sua ‘cara’. Acompanhar e atender essas exigências não é fácil – por
isso, o uso e interpretação correta dos dados a seu favor será um dos maiores
aliados do varejo de moda, de forma que entendam cada vez mais o que seu
consumidor está procurando e trazendo novas tendências de mercado até a ponta.
Quem inova primeiro e se adapta, certamente sairá à frente.
Igor Castro - Diretor de Produtos e Tecnologia na Pontaltech, empresa especializada
em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.
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