Pesquisar no Blog

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

5 dicas para melhorar o desempenho e a segurança no home office

Especialista em cibersegurança dá sugestões para um trabalho remoto mais seguro e eficiente

 

A prática do trabalho remoto já não é mais uma novidade, mas sua permanência no cotidiano dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil aponta para a necessidade de encontrar soluções que melhorem o desempenho e segurança desta modalidade. Como, afinal, podemos dispor de recursos tecnológicos para que o home office seja mais seguro e eficiente? 

A discussão ganha lugar num contexto em que o home office já alcança uma parcela significativa da força de trabalho no país. Durante a fase mais aguda da pandemia, em 2020, um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas apontou que 10% dos trabalhadores e das trabalhadoras do Brasil puderam realizar suas funções em suas próprias casas. Para 2023, a expectativa de 30% das pessoas trabalhadoras é de dar prioridade a vagas neste modelo, segundo dados do portal Vagas.com. 

“As possibilidades de ingressar em empresas de várias partes do país e do mundo, além da flexibilidade no dia a dia, têm feito com que muita gente recorra a esta modalidade de trabalho. No entanto, é preciso haver algum tipo de orientação tecnológica mínima para garantir um melhor desempenho e segurança nos aparelhos utilizados na prática do trabalho remoto”, explica Vinícius Oliverio, especialista em cibersegurança. 

Cofundador da Urmobo, startup referência no segmento de gerenciamento de dispositivos móveis, Vinícius dá 5 dicas técnicas para melhorar o desempenho e segurança no home office. Confira.
 

1. Realize distribuição de arquivos 

Compartilhar em nuvem os arquivos dos projetos nos quais se está trabalhando é essencial para quem atua no home office. Trata-se de um recurso importante para que não se perca nenhum material e que é disponibilizado por ferramentas de gerenciamento de dispositivos móveis.
 

“Também dá para criar pastas, enviar arquivos para grupos de dispositivos, verificar o consumo de dados e a forma de download. Ao sincronizar arquivos e dados empresariais, todos os funcionários trabalham no mesmo projeto de forma mais ágil, fácil e produtiva”, destrincha Vinícius Oliverio.
 

2. Faça análise de log de chamadas 

Monitorar e medir componentes das ligações efetuadas com os smartphones corporativos é relativamente fácil quando você tem as ferramentas adequadas. “Controlar quais números foram ligados, as chamadas recebidas, duração das ligações e horários dessas chamadas é algo que se torna possível através de ferramentas que realizam a gestão de dispositivos corporativos”, afirma Vinícius. 

A chamada análise log de chamadas analisa justamente a qualidade e quantidade das ligações realizadas pela equipe com os aparelhos smartphones da empresa. Trata-se de um conjunto de mecanismos que identificam padrões que possam ajudar na solução de problemas, nas previsões de desempenho, na manutenção e em melhorias eventuais.

 

3. Tenha uma produtividade baseada no uso

Por meio de mecanismos que fazem o gerenciamento de dispositivos utilizados pelas pessoas na prática do trabalho remoto, também é possível realizar a análise de produtividade baseada na porcentagem do uso de cada aplicativo. Desta forma, temos a visibilidade do tempo de uso dos apps e seu consumo de dados. 

“A ideia é trazer mais informações sobre quanto tempo cada aplicativo permaneceu aberto e como os dados foram consumidos pelo usuário, além de disponibilizar relatórios”, explica o cofundador da Urmobo.

 

4. Realize o chamado time fencing 

Também é possível exercer o controle do funcionamento dos dispositivos móveis da empresa em determinados horários através do chamado time fencing. Trata-se de uma ferramenta utilizada no ambiente de trabalho, na qual é possível limitar o tempo de uso de uma determinada aplicação dentro do ambiente organizacional. 

Por exemplo: um conjunto de aplicativos fica disponível de segunda a sexta das 10 às 20 horas para tal colaborador. Fora deste intervalo, o aplicativo é ocultado do dispositivo, não estando disponível mesmo no fim de semana. É um recurso muito útil na gestão do home office”, esclarece o especialista em cibersegurança.

 

5. Faça a gestão de inventário dos dispositivos móveis utilizados

A gestão do inventário dos dispositivos móveis também é peça essencial para um bom andamento do trabalho remoto. É outra aplicação útil do gerenciamento de dispositivos. Com esse recurso, é possível criar uma relação dos aparelhos da empresa e contabilizar a quantidade de equipamentos utilizados no momento, assim como mapear quem está utilizando cada um. 

“Isso pode ajudar bastante na proteção de dados empresariais. Por exemplo, se o equipamento for trocado entre pessoas de diferentes cargos, pode ser preciso apagar informações que não são autorizadas”, conclui Vinícius Oliverio.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados