Pesquisar no Blog

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Veja dicas para evitar lesões relacionadas à rotina de trabalho

A LER e os DORT são decorrentes de movimentos repetitivos, sobrecargas e posturas inadequadas.


Concluir uma demanda do trabalho é satisfatório para muitos profissionais. Para que isso aconteça, alguns estão dispostos a ficar horas na frente do computador, sem intervalos, para cumprir a tarefa. 

O problema é quando essa dedicação em busca dos melhores resultados deixa de ser saudável e traz prejuízos à saúde do trabalhador, como o aparecimento de Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). 

Geralmente associada à rotina de trabalho, a síndrome atinge tendões, nervos, músculos, ligamentos, ossos, articulações, entre outras estruturas do corpo. São decorrentes de movimentos repetitivos, sobrecargas por períodos prolongados em uma mesma posição, excesso de força e postura inadequada. 

Nesta terça-feira (28/2), Dia Mundial de Combate à LER/DORT, o médico do Trabalho, Djunior Mota, que atua na Clínica Censo em Parauapebas (PA), unidade referência na saúde do trabalhador, explica que segundo pesquisas, as síndromes são mais recorrentes em mulheres, entre 40 e 49 anos. 

“Quando falamos em setores ocupacionais, os estudos demonstram que a ocorrência das síndromes é maior em profissionais que atuam em indústria, comércio, alimentação, transporte e serviços domésticos, sendo comum nas profissões de serviços gerais, operadores de máquinas fixas, digitadores, músicos e cozinheiros”, exemplifica. 

Um levantamento realizado pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), apontou que entre os anos de 2007 e 2016, foram notificados mais de 67 mil casos de LER/DORT. 

“São dados que trazem um alerta para a necessidade do cuidado com a saúde do trabalhador. A maioria dos sintomas estão relacionados a atividades executadas de maneira equivocada ou feita por muito tempo, como um trabalhador que fica mais de dez horas seguidas na frente de computador”, alerta o profissional. 

Os principais sintomas se manifestam nos membros superiores e nos dedos, provocando formigamento, cansaço muscular, alteração na temperatura e sensibilidade. Os trabalhadores também são acometidos com lesões nos ombros e inflamação nas articulações. 

Para prevenir o aparecimento das lesões, o médico recomenda algumas dicas importantes a serem seguidas: 

- Mantenha uma postura adequada e apoie as costas no encosto;

- Faça alongamentos periódicos, principalmente em regiões onde há sobrecarga;

- Faça pausas sempre que possível e respeite os momentos de descanso;

- Respeite os limites do seu corpo;

- Use ferramentas e acessórios adequados para as atividades que exerce;

- Tenha estilo de vida com boa qualidade de sono, alimentação e com atividades físicas. 

O médico finaliza recomendando que “a qualquer sinal de dores, o trabalhador deve procurar um médico especialista para diagnóstico e tratamento correto”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados