Apenas 45% das marcas
usam dados de clientes para personalização ou impulsionamento de promoções
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Apenas 45% das
marcas usam dados de clientes para personalização ou impulsionamento de
promoções
Na era do Big Data, o uso de plataformas de coleta
de dados dos clientes é indispensável, porém, muitas empresas ainda se fecham a
essa necessidade.Segundo levantamento feito pela Retail Touchpoints, apenas apenas 45% das marcas usam dados
de clientes para personalização ou impulsionamento de promoções. Contudo, a
tendência é essa porcentagem aumentar à medida que as tecnologias de marketing
ficarem mais fáceis de usar.
“À medida que a digitalização avança e as
organizações se aproximam de seus consumidores ou clientes, torna-se cada vez
mais importante poder identificá-los e encontrá-los no canal que o consumidor
escolhe utilizar no momento em que ele escolhe utilizá-lo”, comenta o
vice-presidente de Digital Latam da Keyrus, Jorge Barón.
Para o comércio varejista, um CDP pode ser um
divisor de águas, pois tende ajudá-lo a compreender melhor seus clientes e
direcioná-los com mensagens mais personalizadas e relevantes. “Precisamos
salvar as interações que temos com esses consumidores para entender melhor seus
gostos, canais e preferências que cada consumidor tem. Para isso, é essencial
ter um repositório para armazenar este tipo de informação”, pontua Barón.
O que as marcas precisam entender é que o
consumidor busca se relacionar com mensagens personalizadas, é o que aponta o relatório da
SmarterHQ. De acordo com o levantamento, 72% dos consumidores só se
envolvem com mensagens de marketing personalizadas, enquanto 90% estão
dispostos a compartilhar informações pessoais para que essa personalização
aconteça.
Neste sentido, um CDP pode ser inestimável para
garantir que os dados do cliente sejam adequadamente organizados, integrados e
utilizados para enviar comunicações racionalizadas que ressoam com os
consumidores. Com isso, a ferramenta oferece uma maneira eficiente de gerenciar
os dados dos clientes e tomar decisões informadas sobre iniciativas de
marketing.
Por exemplo, ao coletar dados de comportamento do
cliente em todos os canais e conectá-los a um perfil de cliente unificado, os
CDPs permitem uma segmentação holística de clientes adaptada às preferências
individuais dos compradores. Além disso, a integração das informações de
fidelidade do cliente por meio de um CDP permite que os profissionais de
marketing envie ofertas e promoções personalizadas, melhorando o envolvimento
do cliente e impulsionando o crescimento da receita.
Para Barón, o fundamental é entender como fazer uso
dos dados. “É muito importante que os profissionais de marketing entendam de
que forma eles podem utilizar estas informações. Por exemplo, qual é o retorno
do investimento em marketing, em canais digitais versus canais tradicionais?
Quantos consumidores decidem comprar no site e depois fazem uma compra na loja
física? Quantos consumidores decidem comprar na loja e depois compram no site?
Estas são perguntas simples que são muito difíceis de responder hoje em dia”,
conclui.
Principais benefícios de um CPD
1. Personalização de campanhas
de marketing: Com um CDP, os profissionais de marketing podem
coletar dados sobre o comportamento de compra e preferências de seus clientes.
Isso permite que eles criem campanhas altamente personalizadas, que levam em
consideração as preferências de cada indivíduo A personalização das campanhas
de marketing pode aumentar significativamente a taxa de conversão e a
fidelidade do cliente.
2. Identificação de
oportunidades de venda cruzada: O CDP permite que
os profissionais de marketing identifiquem oportunidades de venda cruzada, que
são vendas adicionais para um cliente existente. Com o perfil unificado do
cliente fornecido pelo CDP, os especialistas podem identificar produtos
complementares aos que o cliente já comprou e criar campanhas para promovê-los.
3. Melhor segmentação de público-alvo: Os profissionais podem criar segmentos de público-alvo mais precisos
com base em dados comportamentais, demográficos e de preferência. Esses
segmentos mais precisos permitem a criação de campanhas altamente segmentadas,
que são mais eficazes em alcançar o público certo.
4. Maior eficiência de campanhas: Com
CDP é possível rastrear o desempenho dessas campanhas em tempo real,
permitindo ajustes para melhorar sua eficácia e minimizar o desperdício de
recursos.
5. Análise mais profunda do comportamento do cliente: O CDP fornece uma visão mais completa do comportamento do cliente em todas as interações com a marca. Isso pode ajudá-los a entender melhor como os clientes interagem com a marca, quais canais são mais eficazes em direcionar vendas e quais tipos de produtos são mais populares.
De uma forma geral, o CDP é uma solução flexível e
rápida para coletar dados dos consumidores e uma ferramenta essencial para que
os profissionais de marketing de varejo tenham uma visão mais completa do
cliente, permitindo-lhes criar ações mais eficazes e
personalizadas.
De acordo com o vice-presidente de Digital da
Keyrus, o grande desafio é resolver o problema comercial. “Existem muitas
tecnologias por aí, o mais importante é utilizá-las corretamente e obter o benefício
que realmente queremos. O importante é mantê-lo simples e focado no desafio
comercial, não no desafio tecnológico”, conclui.
Ou seja, não se trata apenas de uma questão de ferramentas, mas sim de qual ferramenta resolve o problema real do negócio.
Keyrus
keyrus.com/latam/pt
https://www.linkedin.com/company/keyrus
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