Pesquisar no Blog

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Exagerou no Carnaval? Médico dá dicas de como retomar a rotina de exercícios após a folia

Especialista em Nutrologia Esportiva explica o que acontece com nosso corpo e como recuperar a performance física

 

Todo brasileiro adora Carnaval, tanto para festejar, quanto para descansar. Contudo, para aqueles que gostam da folia, o retorno à rotina pode ser mais difícil, principalmente para os adeptos de atividades físicas regulares. Se você exagerou no carnaval e acabou deixando de lado sua rotina de exercícios, é importante que você retome aos poucos para evitar lesões e desconfortos. O especialista em Nutrologia Esportiva, Dr. Cristovam Miguel Neto, dá dicas de como essa retomada pode ser descomplicada. 

“O exagero na ingestão de álcool, a alimentação inadequada e pobre em nutrientes e a falta de sono, fatores muito frequentes durante o Carnaval, prejudicam muito o funcionamento geral do nosso corpo. Por isso, é importante tomar certos cuidados ao retomar as atividades físicas, pois o corpo precisa de algum tempo para recuperar a performance alcançada antes do feriado prolongado”, afirma o Dr. Cristovam Miguel Neto. 

Confira algumas dicas do especialista em Nutrologia Esportiva que podem ajudar: 

  • Comece devagar -- não tente retomar sua rotina de exercícios exatamente do ponto onde você parou antes do Carnaval. Comece com exercícios mais leves e vá aumentando a intensidade gradualmente.
  • Faça um aquecimento adequado -- antes de começar qualquer tipo de atividade física, é importante fazer um aquecimento para preparar seu corpo para o esforço físico.
  • Hidrate-se bem - beba bastante água antes, durante e depois do exercício para evitar a desidratação, principalmente se você exagerou no consumo de bebidas alcoólicas no carnaval.
  • Escolha atividades que você goste - se você não gosta de academia, por exemplo, escolha outra atividade física que te dê prazer, como caminhar, dançar, nadar, andar de bicicleta, entre outros.
  • Não se esqueça do descanso - ele é tão importante quanto o exercício em si. Dê ao seu corpo tempo suficiente para se recuperar após cada sessão de exercícios. 

“É importante lembrar que a chave para retomar as atividades físicas após o carnaval é ir aos poucos e escutar o seu corpo. Dia após dia a performance física é recuperada, assim como os benefícios do exercício para a saúde e bem-estar”, destaca Dr. Cristovam. 

A Nutrologia Esportiva é a área da Nutrologia voltada ao esporte e, consequentemente, performance física. O objetivo dessa área é auxiliar no aumento do rendimento físico, estabelecendo o planejamento de alimentação saudável e suplementação para a prática de alguma modalidade esportiva, direcionando desde o atleta amador até o profissional. Além disso, essa especialidade médica também contribui para o aprimoramento do desempenho físico como um todo, melhorando a disposição, libido, pele e peso, por exemplo. 

 

Dr. Cristovam Miguel Neto - ormado em escolas de medicina conceituadas, como a Universidade de Taubaté, PUC SP e Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, e com mais de 20 anos de experiência em medicina, o Dr. Cristovam Miguel Neto tem olhar atento e focado não apenas na saúde, mas também no bem-estar de seus pacientes. A especialização em Nutrologia Esportiva proporcionou ao médico um olhar diferenciado, voltado à performance física e ao emagrecimento, atuando diretamente com: Preparo físico e orientação para prática de esportes amadores e de alto rendimento; Implante intradérmico (“Chip da Beleza”); Modulação hormonal; Performance física.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados