Fórmula 1, feriados e maior fluxo de pessoas para as compras na Black Friday e Natal impulsionaram o índice
Em novembro de 2022, pela primeira vez, desde
janeiro de 2020, o turismo na capital paulista voltou ao patamar pré-pandemia,
quando registrou crescimento de 10,7% na comparação com o mês anterior e
atingiu o número-índice 100. Os dados são do Índice Mensal de Atividade do
Turismo (IMAT), do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens,
Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) em parceria com o
Observatório de Turismo e Eventos, da SPTuris.
Para os próximos meses, a expectativa também é favorável, já que a cidade vem
recebendo cada vez mais turistas de lazer, que chegam à capital paulista para
aproveitar os roteiros culturais e gastronômicos.
Na avaliação do Conselho de Turismo da FecomercioSP, voltar ao patamar
pré-pandemia é uma conquista do setor pela sua resiliência durante o período
pandêmico e pela sua força para consolidar o crescimento atual. Possíveis
quedas a partir de agora não significarão, necessariamente, algo negativo. As
oscilações mensais serão cada vez mais normais. Por isso, o mais importante é a
constância da curva ascendente de longo prazo para o setor crescer de maneira
sólida e consistente.
Fórmula 1 impulsiona resultado
A presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, Mariana Aldrigui, afirma
que novembro foi um excelente mês para a cidade, especialmente ao considerar a
combinação de feriados, Fórmula 1 e fluxo de pessoas em compras tanto para a
Black Friday como para o Natal. “Termos atingido o resultado de janeiro de 2020
indica que os números podem nos surpreender a partir de agora, especialmente
após o carnaval", afirma.
Na comparação com o mesmo período de 2021, o IMAT avançou 21,9%. Os números de
novembro foram impulsionados, principalmente, pela realização do Grande Prêmio
São Paulo de Fórmula 1.
O principal evento do ano, na capital do Estado, proporcionou aumento mensal de
33% na média diária de faturamento do turismo – alcançando R$ 41,6 milhões. O
montante é 77% superior ao registrado no 11º mês de 2021, quando o constatado
foi R$ 23,5 milhões por dia.
Tíquete médio maior
Além dos preços acima do tradicional, em razão do processo inflacionário, a
Fórmula 1 provocou aumento no tíquete médio em diversos serviços turísticos da
cidade. Na indústria hoteleira, a taxa de ocupação média no mês saltou de
64,9%, em outubro, para 71,9%, em novembro do ano passado – acima dos 69%
vistos nesse mesmo mês em 2021.
A diária média foi a maior do ano, de R$ 587, segundo relatório do Observatório
do Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo. O desempenho positivo também foi
registrado na movimentação média nos aeroportos da capital. Em novembro, 162,2
mil passageiros circularam pelos terminais aeroportuários, altas mensal de 6,1%
e de 23% no comparativo anual.
No caso dos terminais rodoviários, houve queda de 2,3% na média diária –
passando de 34,6 mil para 33,8 mil. No entanto, em comparação a novembro de
2021, registrou-se elevação de 10%.
Mais empregos temporários
Quando o assunto é emprego formal, o evento contribuiu de maneira residual, pois as contratações são temporárias, especificamente para a semana da corrida. Apesar disso, houve crescimento no mês de 0,6%, registrando 414 mil empregados formais na cadeia do turismo em São Paulo, 20 mil a mais do que um ano antes.
Nota metodológica
O indicador é composto por cinco variáveis que têm os mesmos pesos para a criação
do índice. São analisadas as movimentações de passageiros dos aeroportos de
Congonhas (Infraero) e Guarulhos (GRU Airport), assim como dos passageiros das
rodoviárias (Socicam), a taxa média de ocupação hoteleira na cidade (FOHB), o
faturamento do setor do turismo na capital (FecomercioSP/SMF-SP) e o estoque de
emprego nas atividades exclusivas do turismo (Caged). O índice tem sua base no
número 100, usada como referência de comparação em janeiro de 2020. Ele pode
sofrer mudanças mensais em decorrência dos dados que compõem o cálculo, com a
saída de projeções e a entrada de números consolidados na série.
FecomercioSP
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