O especialista
Samuel Pereira aponta, entre outras coisas, a importância dos vídeos e do
marketing responsivo
O Marketing Digital é essencial para qualquer
pessoa ou negócio que queira se destacar na atualidade, mas é preciso estar
atento às novidades e tendências porque as mudanças são rápidas e podem afetar
estratégias e resultados.
De acordo com Samuel Pereira,
especialista em tráfego digital, empresário, investidor e fundador da SDA
Holding, uma tendência que já foi iniciada neste ano e deve decolar em 2023 são
os vídeos. “Eles estão cada vez mais em alta. Hoje em dia, 50% do tempo gasto
pelas pessoas nas redes sociais é assistindo aos vídeos, que têm o poder
de humanizar as marcas e criar conexões com os seguidores e clientes através
das redes”, revela.
Além disso, o especialista aposta em conteúdos
gerados pelas respostas dos usuários, um conceito que deve ser bem elaborado
para gerar uma relação mais próxima com os consumidores. “Os conteúdos baseados
em respostas são aqueles que respondem diretamente e imediatamente às buscas
realizadas pelos internautas, sem a necessidade de clicar em links para
encontrar a informação”, explica.
O ano de 2023 também deve trazer como tendência as
publicações feitas pelos próprios usuários, ajudando a criar um relacionamento
mais sólido entre empresas e potenciais clientes. Com isso, será necessário
encontrar pessoas dispostas a falar sobre seus produtos e serviços, além de
estimular a interação em sites ou lojas on-line para que surjam comentários,
opiniões, avaliações e qualquer tipo de interatividade entre empresa e
consumidores.
Outro ponto importante levantado por Samuel Pereira é o
marketing responsivo e de influência, que já é uma realidade, mas deve se
tornar praticamente uma obrigação em 2023.
“Adaptar os conteúdos para todos os dispositivos é
uma obrigatoriedade a ser seguida em sites e lojas online de empresas que
querem se destacar”, alerta. “Além disso, contar com o auxílio de
influenciadores na divulgação também é um movimento a ser seguido nos próximos
anos”, opina.
Para o futuro, também será
preciso considerar dados e metaverso
Outra tendência importante mencionada pelo
especialista é o uso de dados. Samuel afirma que a coleta e a análise do máximo
de informações possíveis sobre os consumidores será, cada vez mais, um passo
para o desenvolvimento de ações assertivas.
No caso do metaverso, o fundador da SDA Holding,
acredita que a utilização efetiva para as marcas ficará para um tempo futuro e
não para o ano que vem. “A tecnologia e acessibilidade para a massa utilizar o
metaverso em sua plenitude ainda não deve ser a maior tendência para 2023”,
pontua.
Finalmente, segundo o especialista, mesmo com o vasto mundo oferecido na internet, uma empresa que quer prosperar deverá continuar apostando em oferecer uma experiência híbrida omnichannel, que misture ações on-line e offline. “Hoje aprendemos que o esforço híbrido gera muito mais resultados quando unidas as forças”, conclui.
Samuel Pereira - empresário, investidor e fundador da SDA Holding. Entre alguns dos seus marcos está a criação do evento “Segredos da Audiência Ao Vivo” (SDA Ao Vivo), maior evento de tráfego e audiência do Brasil. Samuel também empreende no universo digital há 12 anos, onde já desenvolveu dezenas de sites e blogs, sendo que, algumas dessas páginas, já receberam mais de 16 milhões de visitantes únicos.
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