Sócio-fundador da
Turn2C, infraestrutura de inteligência artificial (IA) para o mercado de
consórcio, aponta como a tecnologia tem acelerado processos e otimizado a
experiência de clientes
A tecnologia demorou para ser inserida no mercado
de consórcio. No entanto, atualmente a inteligência artificial tem evoluído a
passos largos e vem trazendo soluções inovadoras que, se aplicadas
corretamente, podem ajudar a desburocratizar processos e principalmente ajudar
empresas a melhorar a experiência de seus clientes de maneira escalável.
Para Thiago Almeida, sócio-fundador
e Product Manager da Turn2C,
infraestrutura de inteligência artificial (IA) para o mercado de consórcio, o
maior problema da modalidade financeira hoje está no número de desistência,
totalizando quase 49% de cancelamento. O alto volume está relacionado a
frustrações associadas ao objetivo final, que em grande parte dos casos é a
compra de um bem ou serviço. Quando o cliente por algum motivo deixa de
acreditar que irá realizar seu objetivo, se frustra e deixa de pagar.
Desta forma, é necessário que o mercado invista em
soluções que ajudem os clientes a entenderem de maneira clara o que precisam fazer
para chegarem em seus objetivos. “Precisamos de ferramentas que acelerem
processos que estão burocratizados e recursos que diminuam custos, evitem
fraudes e aumentem a escala para gerar mais vantagem competitiva. Iniciativas
nesta linha deixam as informações mais transparentes, auxiliando o cliente em
suas decisões e melhorando a experiência como um todo”, explica Almeida.
Uma pesquisa da Ipsos, realizada para o Fórum
Econômico Mundial, mostrou que 57% dos brasileiros acreditam que os recursos
proporcionados pela inteligência artificial são benéficos, ou seja, quase seis
em cada dez brasileiros apontam que serviços e produtos que usam IA trazem mais
vantagens do que desvantagens.
Segundo Almeida, a predisposição à IA pode
facilitar a adesão da população aos produtos e soluções com essa tecnologia.
“As pessoas estão começando a entender que a utilização de inteligência
artificial em seu cotidiano, além de auxiliar em suas tarefas, trata-se de um
caminho sem volta. A geração mais nova já nasce com este estigma, nunca na
história uma geração teve acesso a tanta informação e soluções quanto esta”,
ressalta.
Ainda de acordo com o executivo, o Brasil,
considerando sua economia e posicionamento geopolítico, está caminhando bem nas
iniciativas de inteligência artificial no mercado financeiro. A aparição das
fintechs é um dos resultados disto. No entanto, a tecnologia ainda não
demonstra ser tão avançada quanto nos Estados Unidos e na China, mas o país
está começando a construir debates importantes, como a regulamentação desta
ferramenta.
Por outro lado, a utilização de inteligência
artificial não é uma prática que se limite apenas às fintechs. “Não acredito
que instituições financeiras mais tradicionais tenham resistência ao uso de IA.
O que ocorre é que suas estruturas são muito maiores, sendo necessário ter mais
segurança e controle com processos e informações. Isso, por sua vez, faz com
que sua mudança seja mais lenta do que as fintechs, que têm estruturas, por
vezes, menores”, afirma Almeida.
Por essa razão, o executivo reforça que existem
pontos de evoluções, tanto no mercado de consórcio quanto no de financiamento,
tomando como base o âmbito de formalização. Por exemplo, atualmente, grande
parte do processo para se comprar um bem, seja em consórcio ou financiamento,
depende de documentos físicos com reconhecimentos de assinaturas em cartório. É
possível evitar essa burocracia com iniciativas modernas e funcionais.
Thiago Almeida destaca três
principais benefícios na utilização de inteligência artificial no mercado
financeiro:
- Ajuda na tomada de decisões: Empresas estão
criando modelos de inteligência artificial para ajudar na tomada de decisão em
vários momentos, seja na escolha de um investimento ou até mesmo auxiliando os
seus clientes a tomarem boas decisões;
- Ganho de escala: Toda automatização de processos
e ganho de velocidade nas análises para tomadas de decisão ajudam equipes e
empresas a serem muito mais eficientes, gerando maior escala;
- Segurança: Já é comum sistemas de reconhecimento
facial ou de impressão digital para realização de transações financeiras, o que
representa um grande avanço para o mercado como um todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário