Milhares de
estudantes de todo o Brasil fizeram as provas de Ciências Humanas, Linguagens e
Redação do Enem neste domingo (13); professores da Plataforma Ferretto comentam
como foi o exameCrédito: Canva
Candidatos de todos os estados brasileiros
realizaram neste domingo (13) a avaliação do Enem (Exame Nacional do Ensino
Médio), e, neste primeiro dia, os alunos tiveram 5h30 para completar as provas
das disciplinas de Ciências Humanas e Linguagens, e elaborar a Redação.
Ao todo, foram 90 questões objetivas, além do texto
no modelo dissertativo-argumentativo. Confira a distribuição:
- 45
questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa,
Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira).
- 45
questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia,
História e Sociologia).
Docentes da Plataforma Professor Ferretto -
canal 100% online que oferece conteúdo complementar para o Ensino Médio, com
foco na preparação para o Enem e vestibulares - comentam suas impressões sobre
este primeiro dia de provas, em relação às disciplinas que lecionam:
Redação
Todos os anos, o tema da redação é aguardado com
apreensão pelos candidatos, pois o assunto a ser discorrido só é divulgado no
momento da aplicação do exame, quando os estudantes recebem o caderno de
questões.
Meses antes da prova, os vestibulandos e os
veículos de comunicação já especulam os possíveis temas de acordo com o que tem
acontecido no Brasil e no mundo, uma vez que esse vínculo pode ser decisivo na
escolha do assunto.
Neste ano, o tema escolhido foi: Desafios para a
valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil.
Analisando o assunto, o professor João Filho,
especializado na matéria de Redação, da Plataforma Professor Ferretto, comenta
sobre a escolha do tema e alguns pontos que poderiam ser abordados no texto:
“Acredito que seja um bom tema, sem grandes dificuldades. Não é um tema áspero
e ácido, é um tema completamente dentro das perspectivas do Exame Nacional do
Ensino Médio, com propostas obedecendo as cinco competências, e cuidados para
com a manutenção dos direitos humanos. É importante ter uma atenção para
manutenção de repertório, podendo citar questões como: a constituição e
referências a antropólogos que compreendem a realidade brasileira, como: Darcy
Ribeiro. Geógrafos como Milton Santos, como um referencial teórico para a
construção de um brasil homogêneo na sua territorialidade, apesar de diverso na
sua formação étnica, populacional, cultural”.
Língua Portuguesa
A prova de língua portuguesa, assim como na edição
anterior, em 2021, contou com questões sobre diversos autores nacionais, como o
clássico Machado de Assis em sua obra ‘’Memórias Póstumas de Brás Cubas’’ e a
autora Carolina Maria de Jesus, com ‘’Quarto de despejo’’.
O professor João Filho, de Língua Portuguesa,
comenta: ‘’A prova estava bem equilibrada na presença da diversidade. O que revela
a ótima característica do exame em contemplar diversos gêneros, autores e
épocas, embora haja um predomínio da contemporaneidade, o que é muito natural.
Tivemos a presença de romance, conto, crônica, linguagem publicitária e
clássicos como Clarice Lispector e Machado de Assis, já mencionado
anteriormente. De autores mais contemporâneos, tivemos Martha Medeiros e
Antonio Prata.’’
Ademais, a prova incluiu temáticas como a violência
no futebol, a função social da notícia, a vida perfeita nas redes sociais, além
de questões sobre gênero textual, envolvendo verbete, poema, elementos da
narrativa e classificação de narrador, João destaca a importante questão sobre
língua e patrimônio: resgate das línguas nativas indígenas, que poderia até
fornecer um repertório para a redação.
Literatura
A disciplina de Literatura é muito importante em
uma prova desta dimensão, pois carrega grande parte da bagagem cultural
brasileira. “Assim como tem acontecido nos últimos anos, o que mais predominou
na prova, foi o ato de instigar o candidato para a sua sensibilidade, a forma
que o candidato recebe o texto literário e percebe as nuances, metáforas e a
escrita artística em si.’’ avalia o professor da disciplina na Plataforma
Ferretto, Alencar Schueroff.
Em termos de conteúdo, as questões foram em relação
ao romance de 30, com a presença de ‘’A bagaceira’’ de José Américo de Almeida
e também uma questão do livro ''Dona Guidinha do Poço’’ de Manoel de Oliveira
Paiva. ‘’Ao contrário do ano passado, não houve muito diálogo da literatura com
outras manifestações artísticas, como a música, charge, artes plásticas etc.”,
declara Alencar.
História
A prova de História apresentou os temas esperados,
com bastante foco nas questões de transformações, principalmente quando a gente
fala da interdisciplinaridade entre história e sociologia. O professor Pedro
Rennó avalia: “A prova teve muito conteúdo sobre questões de patrimônio,
desigualdades sociais, questões de gêneros. Muitas vezes vemos estudantes
reclamar, falando que a prova não foi conteudista, pois não cobrou conteúdo de
história, mas tudo é conteúdo. Às vezes, a gente precisa entender a
interdisciplinaridade da prova, por exemplo: cobrou questão sobre “departamento
de imprensa e propaganda”, do período de Getúlio Vargas, sobre a década de 1830
- período regencial-, e isso se configura conteúdos da matéria de História. Mas
comparado ao ano passado, as questões de história não estavam tão nítidas na
prova, em relação à temática. Isso porque, em 2021 as questões eram sobre “Era
Vargas" e "República Populista”, este ano a gente teve um processo um
pouco mais amplo e interdisciplinar.” explica o docente.
Filosofia
A matéria possui um importante papel na construção
do pensamento do aluno mediante a sociedade. Neste ano, cumpriu o seu dever e
abordou temáticas clássicas. Mário Marcondes, professor da disciplina de
Filosofia, afirma: “A prova tratou de vários temas clássicos e identifiquei
cerca de 7 questões que são sobre filosofia. A grande surpresa da prova pra
mim, foi não ter nenhuma questão do período que chamamos de “Filosofia
Moderna”, que costuma ter o maior número de questões no Enem até hoje, pois é
um período que possui um grande número de filósofos e temas clássicos.
O caderno amarelo teve questões que falaram sobre o
Foucault - um pensador contemporâneo -, uso da tecnologia e filosofia antiga,
deixando de fora grandes pensadores como Platão e Aristóteles, o que é uma
grande surpresa.
Eu entendo que o nível da prova foi de mediano para
alto, com questões relativamente difíceis. Mas como os temas foram clássicos,
acredito que os alunos que se prepararam conseguiram um bom resultado.”.
Geografia
A disciplina, caracterizada pelos estudos da
relação do ser humano com o meio ambiente, as relações climáticas e as
características do espaço geográfico, cobrou questões de temas clássicos, como:
a geografia urbana, questões de moradia, macrocefalia urbana e o êxodo rural,
globalização e seus desdobramentos, entre outros. De acordo com o professor da
disciplina Alexandre Groth, o aluno precisava dominar o conteúdo, entendendo a
lógica exposta ao texto. “Isso que deu um nível médio à prova, pois os temas em
si, se tornavam fáceis dependendo da abordagem. Mas, como a prova trazia
diferentes linguagens, textos, gráficos e mapas, os alunos precisavam entender
o conteúdo apresentado, para responder as questões”, finaliza.
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