Minds Digital oferece solução para identificar comportamento suspeito de usuários e possíveis fraudadores por meio da voz
De acordo com um
levantamento realizado pela Serasa Experian, em maio de 2022, as tentativas de
golpes financeiros cresceram 18,7% no Brasil, em comparação com 2021. Os dados
apontam, que durante o mês de março de 2022, foram registradas 389.788
tentativas de fraude.
Isso significa que
a cada 7 segundos um brasileiro é vítima dos fraudadores. Para ajudar na
prevenção das fraudes em aplicativos financeiros, a Minds Digital, Voice IDTech pioneira em biometria de voz no
Brasil, preparou 4 dicas para as empresas colocarem em prática e protegerem
seus clientes de criminosos. Confira:
1)
Autentique o usuário durante o processo de onboarding:
Durante o processo
de onboarding, logo no início da jornada do consumidor, é muito importante
verificar a identidade do usuário para evitar fraudes de identidade, transações
fraudulentas, contas de fraudadores já conhecidos e contas laranjas. Ainda vale
lembrar que, de acordo com o Banco Central, as instituições financeiras podem
ser responsabilizadas por esses golpes e fraudes.
A autenticação por
voz dos usuários é uma etapa fundamental para evitar acessos indevidos em
contas por outras pessoas. Além disso, a base de dados da Minds Digital já
contém as biometrias de voz de fraudadores identificados. Então, caso um deles
abra uma conta, a Inteligência Artificial avisará que aquela voz é de alguém
que tentou cometer ou já cometeu uma fraude.
2)
Utilize métodos avançados de verificação de identidade:
Se por um lado a
facilidade para abrir contas bancárias por telefone trouxe mais comodidade para
os consumidores, por outro, apresenta novos desafios de segurança, uma vez que
o uso de senhas e dados pessoais não é mais seguro. Diante disso, é importante
adotar métodos avançados de verificação da identidade, que usem a inteligência
artificial para analisar dados em grande escala e em tempo real — como a
biometria de voz. Além da maior eficiência dessa tecnologia, a experiência do
cliente é aprimorada, tornando-se mais ágil e segura.
3)
Valide as transações financeiras:
As fraudes
cometidas via aplicativos financeiros podem acontecer tanto em decorrência de
roubo ou furto de celular, como por mecanismos de engenharia social. Nos dois
cenários, caso exista também uma validação por biometria de voz, o fraudador
não será capaz de completar a invasão da conta ou a transação, pois a solução é
integrada aos aplicativos e o sistema analisará que a voz dele não é a voz do
cliente.
4)
Proteja o cartão de crédito desde a solicitação:
Peça a confirmação
da solicitação e do recebimento da segunda via do cartão de crédito, validando
o usuário por meio da biometria de voz. Certifique-se de que não é um fraudador
que está se passando pelo cliente e que não houve alteração cadastral
fraudulenta para desviar a entrega do cartão.
A solução da Minds
Digital leva apenas 1 segundo para identificar padrões de comportamentos
suspeitos, com alta confiança. Até hoje, a Voice IDtech já preveniu mais de R$
20 milhões em fraudes e alertou as operações das empresas sobre mais de 18 mil
comportamentos suspeitos.
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