Pesquisar no Blog

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Falta de acesso ao tratamento de diabetes piora qualidade de vida e aumenta custos da saúde pública

 

Não há estatísticas de quantas pessoas com diabetes ainda não têm o tratamento adequado, mas é possível afirmar que o acesso ao tratamento é diferente dependendo do local do país.

A equipe interdisciplinar é essencial para que a pessoa com diabetes esteja preparada para ter autonomia no seu autocuidado. “A realização dos exames periódicos para avaliação do controle da condição e das complicações crônicas também deveriam ser acessíveis a todas as pessoas com diabetes: Fundo de olho, microalbuminúria em amostra isolada, avaliação dos pés e análise cardiovascular precisam ser realizadas anualmente nas pessoas com diabetes”, explica a gerente de Operações do Instituto Correndo Pelo Diabetes (ICPD), Gabriela Cavicchioli. 

Gabriela ressalta ainda que o acesso a realização do monitor e fitas, conforme protocolos do Ministério da Saúde, deveriam ser garantidos a toda população. “Pessoas em uso de insulina muitas vezes não recebem tiras por falta de disponibilidade dessas ou por falta de monitor de glicemia. Em muitos momentos, temos atrasos na entrega de insumos que são essenciais para a vida dessas pessoas, como os materiais para uso da bomba de insulina. Outro ponto relevante é a incorporação dos análogos de insulina lenta que tem sido discutida. Resumindo: sem acesso, aumenta o risco de complicação crônica e, consequentemente, piora a qualidade de vida das pessoas e aumenta o custo para o nosso sistema de saúde”, conta.  

Ações - Além de incentivar a prática da atividade física e ressaltar sobre a importância que ela tem para a saúde, principalmente, para que tem diabetes, o objetivo do Instituto Correndo pelo Diabetes também é o de aproximar o paciente dos tratamentos disponíveis. 

“Estamos participando de Consultas Públicas referentes ao diabetes e outras doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), do Fórum Intersetorial de combate as DCNTs junto a diversas outras instituições locais, quando discutimos estratégias de acesso. Também apoiamos o Vozes do Advocacy nas campanhas/ações, além de trabalhar as nossas redes sociais e com os alunos do nosso Programa Correndo pelo Diabetes para ampliar a conscientização em relação a causa”, conta Gabriela. 



Instituto Correndo pelo Diabetes (CPD
https://correndopelodiabetes.com/
https://instagram.com/correndopelodiabetes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados