Setor
deverá ter aumento de até 20% de movimento ao longo dos jogos; veja quais
estratégias utilizar durante o torneioTransmissão dos jogos
Divulgação
O mundial de futebol, que acontece tradicionalmente
em meados de junho e julho, acontecerá excepcionalmente no final deste ano,
coincidindo com datas importantes para o varejo nacional, como a Black Friday e
o Natal. Visando atender o aumento no fluxo de clientes durante o torneio, o
setor de bares e restaurantes pretende aumentar o seu número de colaboradores e
preparar condições especiais para o consumo.
Segundo a associação BaresSP, os estabelecimentos
que pretendem transmitir os jogos da Copa podem ter um aumento de mais de 20%
no fluxo de faturamento. A expectativa elevada acontece devido ao calendário de
partidas estar ligado as confraternizações de fim de ano, o tradicional amigo
secreto, pagamento da primeira parcela do 13° salário e a fase de grupos do
campeonato repleta de jogos do Brasil no período da tarde, possibilitando o
alongamento do happy hour.
“Uma Copa do Mundo no final do ano é algo inédito
para o cenário do varejo nacional. O evento movimenta o comércio com vendas de
artigos esportivos, ítens decorativos, televisores, ingredientes para
churrasco, dentre outros itens. Bares e restaurantes que desenvolverem uma
programação especial para os jogos, também vão observar o aumento na
lucratividade”, comenta Maurício Stainoff, presidente da Federação dos Lojistas
de São Paulo (FCDLESP).
Para suprir a demanda dos torcedores, Maurício
Stainoff oferece algumas estratégias de como os estabelecimentos podem
desenvolver um bom ambiente durante as partidas, alinhando a satisfação dos
clientes com o consumo.
Decoração temática
Todo torcedor deseja sentir o clima do jogo como se
estivesse dentro do estádio, nesse sentido, as decorações temáticas ajudam a
criar uma atmosfera de agitação. Bandeiras, taças e bolas são opções
tradicionais de decoração.
Uma segunda opção, mais personalizada, é criar
decorações ligadas à cultura local do Catar. “A decoração atrai e mantém o consumidor
no estabelecimento, gerando satisfação e resultando em consumo”, explica.
Transmissão ao vivo
Os famosos telões de transmissão são um chamariz
para atrair o público consumidor. Eles geram conexão entre os torcedores e
animosidade no ambiente em que está posicionado. Projetores e televisores são
uma grande aposta para elevar o movimento em bares e restaurantes. “Investir na
tecnologia da transmissão de jogos é essencial para garantir o aumento no fluxo
de faturamento do estabelecimento. É válido pensar no audiovisual - telões e
sistema de som”.
Promoções e descontos
especiais
Uma outra estratégia para engajar o público são
promoções e descontos nos dias de jogos. Desenvolver um preço especial de
bebidas durante os horários dos jogos pode ser uma forma de atração de
clientes. “Assim como no happy hour, um período específico de
tempo com redução nos preços de alimentos e bebidas é uma estratégia para
atrair o público consumidor”, finaliza Maurício.
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