O administrador e
especialista em marketing Edmir Kuazaqui relembra como não cair nas armadilhas
das propagandas enganosas
No próximo dia 25, acontece a Black
Friday 2022, um dos eventos de varejo mais aguardado por lojistas e
consumidores que esperam a data para aproveitar os grandes descontos em
produtos de diversas categorias e, assim, economizar nas compras de fim de
ano.
Antes, no entanto, de encher o carrinho de
produtos, é importante ficar atento a alguns detalhes, afinal, desde a primeira
edição da Black Friday no Brasil, em 2010, o número de reclamações
feitas nos órgãos de defesa do consumidor é bem expressivo. Em 2021, por
exemplo, o site Reclame Aqui registrou, em um período de 43 horas, 9.690
contestações, uma alta de 19% em comparação à edição anterior.
Para orientar sobre como fazer bons negócios, o
administrador e especialista em marketing Edmir Kuazaqui, coordenador do Grupo
de Excelência de Relações Internacionais e Comércio Exterior - GERICE, do
Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP, relembra uma série de
recomendações sobre os cuidados necessários para não cair nas armadilhas das
propagandas enganosas e falsas promoções e dá dicas para o consumo
consciente.
Pesquise e compare os preços
De acordo com Kuazaqui, o primeiro passo é consultar
a idoneidade das empresas nos sites oficiais de reclamações, como o Procon e o
Reclame Aqui. Neles, é possível saber quais são as instituições mais citadas
neste período de vendas.
Além disso, ele sugere, também, comparar as ofertas
anunciadas nas lojas físicas e on-line. Geralmente, os valores das lojas
virtuais são mais vantajosos, porém, se uma loja física estiver reduzindo seu
preço, vale verificar como o produto está sendo ofertado no ambiente digital.
Se após a comparação a melhor opção for a loja on-line, a dica é checar se o
site é seguro, antes de efetuar a compra. “Alguns consumidores estão
monitorando os preços desde outubro, para aproveitar melhor as ofertas”,
revela.
Outro ponto que o administrador considera
fundamental é desconfiar de propostas “maravilhosas” que prometem inúmeras
vantagens, mas que, na verdade, só enganam o consumidor. “A oferta deve ser
analisada com atenção e sob um ponto de vista mais racional”, orienta.
Se sua opção for a de adquirir produtos importados,
saiba que é preciso ter um cuidado especial, pois a compra envolve uma série de
obrigações por parte dos vendedores estrangeiros, como a própria qualidade do
produto, características técnicas, prazo de entrega, assistência técnica e
manutenção, além da possível devolução do que foi pago.
Evite comprar por impulso
Segundo Kuazaqui, muitas pessoas são motivadas para
o consumo pela chance de adquirir um bem com algum tipo de vantagem financeira.
No entanto, ele explica que a oportunidade só é positiva se o consumidor realmente
necessitar do produto e não porque irá aproveitar uma pseudo-oportunidade de
negócios.
“O fator psicológico é muito aplicado na
comunicação de venda e, por vezes, o consumidor é influenciado a adquirir algo
mais sob o ponto de vista emocional do que racional e as empresas estão cientes
deste fato”, explica o administrador.
Outro ponto importante é analisar se a compra não
compromete o orçamento e conferir as condições de pagamento à vista e
parcelado. “Por uma questão de custo e oportunidade, as pessoas realizam a
compra contando com a possibilidade de reduzir alguma despesa futura, e não
conseguem. Muitos consumidores se endividam, por exemplo, no cartão de crédito
e depois se arrependem, em razão de ter gasto mais do que deveriam”, comenta.
Por este motivo, Kuazaqui aconselha pesquisar muito e não comprar aleatoriamente. “Se a compra for um bom negócio, com certeza a dissonância cognitiva será positiva, não havendo arrependimento por parte do consumidor. Há empresas responsáveis que trabalham de acordo com os padrões éticos comerciais e geralmente são elogiadas nas redes sociais, portanto, vale pesquisar as redes das instituições”, conclui.
Edmir Kuazaki - Doutor e mestre em Administração pela Universidade Mackenzie, nas linhas de pesquisa de comércio exterior, marketing e gestão de pessoas. Pós-graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Graduado em Administração com habilitação em Comércio Exterior pelas Faculdades de Administração e Ciências Contábeis Tibiriçá. Coordenador do Grupo de Excelência de Relações Internacionais e Comércio Exterior - GERICE. Palestrante e conferencista internacional, com experiências na França, Portugal, Finlândia, Lituânia, Turquia e Estados Unidos, entre outros. Ex-executivo de carreira em empresas multinacionais. Consultor presidente da Academia de Talentos. Autor de livros, capítulos e artigos publicados no Brasil e internacionalmente.
Grupo de Excelência em Relações Internacionais e Comércio Exterior – GERICE
Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário