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sexta-feira, 4 de novembro de 2022

As quatro maiores tendências do mercado alimentício para 2023

Não há como negar que o mercado alimentício está enfrentando sua pior inflação em décadas. Em um acumulado de 9,54% no ano registrado entre janeiro e setembro, segundo dados do IPCA, estamos sofrendo o avanço mais intenso desde 1994. Permanecer no sistema atual é inviável, cenário que vem impulsionando alternativas de produção mais sustentáveis e econômicas que, se forem investidas globalmente, certamente trarão melhoras significativas para o segmento em escala global.

Mais conscientes e exigentes, os próprios consumidores esclareceram mudanças significativas em suas rotinas alimentares. Justificados, ainda, pelas alterações climáticas e ambientais, o setor foi obrigado a se antenar rapidamente a essas transformações, em um novo estilo de vida pautado por escolhas mais sadias e com menores impactos. Tudo isso, apoiado fortemente por diversos recursos tecnológicos que favorecem um melhor desempenho agrícola.

Dentre as tendências colocadas em pauta nos últimos anos, veja as mais promissoras a serem investidas em 2023:


#1 Alimentação saudável – considerado como um dos nichos que mais se desenvolveu nos últimos anos, a alimentação saudável já virou rotina nos lares de diversas pessoas ao redor do mundo. Segundo dados do Fiesp, em 2021, esse cardápio já era adotado por 80% dos brasileiros. Para a indústria alimentícia, essa mudança de hábito representa uma enorme oportunidade de crescimento, na produção de opções nutritivas e fáceis de serem preparadas no dia a dia e facilitadas, ainda, pelos intensos avanços tecnológicos que auxiliam na otimização e amplitude de opções de plantio.


#2 Produção tecnológica – a manufatura inteligente no setor alimentício foi fortemente desenvolvida em consequência das intensas mudanças ambientais ao redor do mundo – as quais impactaram severamente as condições climáticas e saúde do solo. Além de maximizar a produção e gestão da cadeia, muitas tecnologias voltadas para a impressão de alimentos já foram criadas, permitindo o desenvolvimento de uma série de produtos a partir de elementos químico biológicos. Quando implementado com assertividade, a produção tecnológica é capaz de aumentar 22% a produtividade deste setor, segundo dados do Portal da Indústria.


#3 – Fazendas verticais – das regiões rurais aos centros urbanos, as fazendas verticais prosperaram nos últimos anos justamente por viabilizar a produção de alimentos com maior qualidade. Se aproveitando destes recursos tecnológicos, criam ambientes ideais para o crescimento de cada produto, se protegendo de fatores externos como luz solar, chuva e ventos, para produzir alimentos longe do solo – benefícios que ganharam destaque em meio ao isolamento social. De acordo com uma estimativa do MarketsandMarkets, até 2026, a expectativa é de que estas fazendas tripliquem seu mercado, saltando de US3,31 bilhões em 2021, para US9,7 bilhões nos próximos cinco anos.


#4 Delivery elétrico – muito se tem investido na construção de veículos elétricos voltados para uma distribuição de alimentos mais otimizada e assertiva. Em modelos diversos que incluem desde caminhões por bateria à híbridos ou células combustíveis, estas versões reduzem significativamente os impactos ambientais. Apesar do Brasil já conter exemplos colocados em prática, este ainda se mostra um projeto de médio a longo prazo, para que sejam nacionalizados os componentes mais adequados para esta distribuição.

Estamos presenciando um momento preocupante para a produção alimentícia mundial. Em meio a mudanças climáticas intensas e novas demandas de consumo, é impensável desmerecer tais demandas – mas sim, se adaptar a todas essas transformações. Não apenas para atender a essas necessidades, como especialmente lutar em prol da manutenção de um mercado mais sustentável e próspero, que esteja preparado para lidar com esses impactos sem sofrer prejuízos no abastecimento mundial.

 

Alexandre Pierro - engenheiro mecânico, físico nuclear e sócio-fundador da PALAS, consultoria pioneira na ISO 56002 na América Latina.

Lilian Laraia - CEO & founder da LARAIATECH.

 

LARAIATECH

https://www.laraiatech.com/

 

PALAS

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