Precificar
o produto é um desafio, mas seguindo os passos certos, o resultado é positivo
Precificar
produtos pode ser um processo um pouco complexo para qualquer empresa. Isso
porque, essa ação deve ter como principal objetivo fazer o negócio realmente
lucrar, além de evitar possíveis prejuízos. Porém, para chegar até esse
objetivo, é fundamental desenvolver uma boa política de descontos, ou seja, um
conjunto de estratégias para determinar o melhor valor do que é vendido, de
modo a otimizar as oportunidades de venda. Assim, é possível oferecer descontos
interessantes para o consumidor, melhorando o posicionamento da marca e
fidelizando o público - dois pontos essenciais para manter o seu negócio em desenvolvimento.
Mas
como começar a aplicar a política de descontos na sua empresa? A IZIO&Co, solução completa de
comunicação e eficiência - no app, na gôndola ou no caixa, lista cinco dicas.
Confira:
1.
Faça uma definição de produtos
A
política de descontos começa com a definição dos produtos que farão parte dela.
Ela precisa ser traçada de acordo com a realidade de seu negócio para, assim,
favorecer tanto a empresa quanto os clientes.
Os
preços promocionais despertam o interesse do público, portanto, vale a pena
focar em itens com vendas baixas ou sazonais.
Lembre-se,
também, de verificar seus pedidos, demanda e estoque. Evite mercadorias em
alta, já que o foco é impulsionar os lucros e essa escolha pode causar
desequilíbrio.
2.
Monte um planejamento
Não
esqueça de montar um planejamento sobre os descontos que serão oferecidos. Ele
servirá como um guia para que você não abaixe o valor além do que seus recursos
permitam.
Até
porque são vários custos dentro de um processo de comercialização, e eles devem
ser respeitados. Do contrário, você lidará com um sério comprometimento dos
lucros.
Uma
consequência da falta de planejamento é o prejuízo no caixa, assim como a
qualidade do que você vende, já que você dificilmente conseguirá atender à
demanda e a saída será maior que a entrada de dinheiro. Nesse cenário, ficará
mais difícil alcançar a recuperação dos lucros.
3.
Analise a competição
A
política de descontos deve ter como base os preços praticados pelos
competidores de seu mercado. A partir disso, será possível traçar ofertas mais
atraentes sem que seja preciso tomar medidas mirabolantes.
Para
tanto, define uma faixa de mercado. Ela pode estar acima ou abaixo da média,
conforme o público que você deseja envolver e com a situação do ramo em que
sua organização atua nesse momento. Verifique também quais são os valores
praticados pela empresa que domina o setor. Os dados ajudarão a calcular
preços que estejam dentro da realidade de seu negócio.
4.
Tenha um documento de orientação para possíveis dúvidas do público
Crie
um documento de orientação detalhado, mas, ao mesmo tempo, objetivo. Com ele em
mãos, ficará mais fácil orientar possíveis dúvidas de seu público, vendedores e
demais líderes da equipe de vendas.
Eles
precisam estar com as respostas na ponta da língua não apenas para justificar um
desconto, mas, também, para argumentar e convencer sobre a compra ser ideal.
Uma
boa ação de vendas é um diferencial tão competitivo quanto seu preço. Lembre-se
disso!
5. Não
diminua o lucro com a política de descontos
Por
último, mas não menos importante, cuidado para não diminuir o lucro com a
política de descontos. Essa é uma situação de risco, que causa danos ao valor
de sua empresa.
O
desconto e a precificação devem ser aplicados apenas até onde é possível. Se
afeta o seu lucro, não adianta pensar exclusivamente no consumidor, porque mais
tarde você não conseguirá mais atendê-lo.
Além
disso, abaixar demais os preços do que você vende por muito tempo, pode
derrubar o valor de mercado que sua mercadoria tem de forma definitiva. Então,
foque no tempo em que as ofertas ficarão disponíveis e não deixe que a
competitividade suba à cabeça.
Ao
colocar em prática essas dicas, certamente conseguirá fazer delas um verdadeiro
impulso para suas vendas e lucros. Mas, para garantir que a estratégia seja
efetiva após a implementação, nada como acompanhar de perto o comportamento do
seu consumidor.
IZIO&Co
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