Iniciativa é uma parceria entre a Natural One e a
ONG Américas Amigas
|
A Natural One -- empresa líder no segmento de sucos naturais no Brasil -- se une à ONG Américas Amigas e dá início aos atendimentos gratuitos de rastreamento de câncer de mama para a população em situação de vulnerabilidade social neste mês da campanha Outubro Rosa. A ação terá como primeira parada Paraisópolis, na capital São Paulo, que receberá a equipe médica da ONG e a carreta equipada com mamógrafo entre os dias 3 a 7 de outubro, das 7h às 16h. Os atendimentos acontecem na unidade móvel estacionada em frente ao Pavilhão G10 Favelas (Rua Itamotinga, 100). A estimativa é receber entre 70 a 80 pessoas por dia.
Por meio de parceria com a Associação das Mulheres de Paraisópolis e o G10 Favelas, a iniciativa é voltada para mulheres -- que têm maior probabilidade de desenvolver câncer de mama, homens e também pessoas trans, que em razão de preconceito e falta de acolhimento adequado, encontram mais dificuldade quando procuram serviços seja na rede pública ou privada para a detecção e diagnóstico da doença. O atendimento primário prestado pela equipe da Américas Amigas acontece de forma gratuita na carreta e inclui exame clínico, orientações, mamografia e ultrassonografia direcionada, realizadas no próprio local. Após essa etapa, se necessário, as pessoas serão encaminhadas para hospitais e clínicas especializadas para consulta com mastologista e realização de exames complementares como ressonância e biópsia, tudo custeado pelo projeto.
Para participar da ação, é necessário fazer um cadastro prévio no
site da Américas Amigas (Link) e seguir aos seguintes critérios:
- Possuir mais de 40 anos;
- Não possuir prótese mamária estética.
Serão priorizadas pessoas que:
- Tenham algum histórico de câncer de mama na família em primeiro
grau (pais, irmãos, filhos) com diagnóstico da doença antes dos 50 anos de
idade ou câncer de mama bilateral ou câncer de ovário em qualquer idade;
- Refiram sentir nódulo ou caroço na mama ou axila em autoexame;
- Estejam inscrito no CadÚnico;
- Tenham recebido ou estejam recebendo Auxílio Emergencial, Auxílio Brasil ou outros auxílios sociais;
No caso das pessoas trans, é necessário que os homens tenham mamas e que as mulheres façam uso de hormônios há mais de 5 anos.
“Especialistas indicam que o diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta em até 95% a possibilidade de cura. Por isso, a Américas Amigas tem intensificado anualmente sua atuação para promover acesso à detecção e ao diagnóstico da doença entre pessoas em situação de vulnerabilidade social. A parceria com a Natural One vem nos ajudar a mudar esse cenário em todo o Brasil com exames de qualidade e tempo de diagnóstico reduzido, o que aumenta as chances de recuperação, melhora o prognóstico e minimiza o impacto da doença”, explica a Gerente Geral da Américas Amigas, Mirna Hallay.
Após Paraisópolis, a unidade móvel irá prestar atendimento em outras cidades do Estado de São Paulo, incluindo Carapicuíba, Jundiaí, Guarulhos, Mauá, Ferraz Vasconcelos, Potim e São Sebastião, além da Zona Oeste e Zona Sul da capital paulista, contemplando ao todo cerca de 4.800 pessoas.
A ação, que tem como objetivo promover ações diversas em prol da detecção precoce e do diagnóstico de câncer de mama, tipo da doença que, de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer) mais mata as mulheres brasileiras, tem o apoio do projeto Natural One Mulheres, voltado aos cuidados para a saúde feminina (público majoritário da foodtech).
“A Natural One tem o compromisso de promover a saudabilidade como um motor para melhorar o bem-estar das pessoas. Nosso público principal é formado por mulheres e, pensando nelas, criamos o Natural One Mulheres que, entre outras várias iniciativas, firmou esta parceria com a ONG Américas Amigas para ajudar no acesso ao diagnóstico e na prevenção ao câncer de mama, principalmente em localidades mais vulneráveis”, explica o CMO Global da Natural One, Gustavo Siemsen.
SERVIÇO:
Atendimento para detecção do câncer de mama em mulheres e
pessoas trans
Data: 3 a 7 de outubro (segunda e sexta-feira)
Horário: 7h às 16h
Local: Carreta estacionada em frente ao Pavilhão G10 Favelas
Endereço: Rua Itamotinga, 100 -- Paraisópolis -São Paulo/SP
Inscrições gratuitas, critérios para participar e mais
informações em: Link
Nenhum comentário:
Postar um comentário