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segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Buscas em setembro revelam produtos com maior potencial de vendas na Black Friday

Celular, videogames e assinatura de canais de streaming lideram as procuras no mês; E-commerces precisam garantir, desde já, as melhores posições nos sites de buscas para seus campeões de venda, de olho na Black-Friday, afirma especialista



A dois meses da Black-Friday 2022, que neste ano cai no dia 25 de novembro, as buscas na internet nos maiores e-commerces com operação no Brasil em quatro categorias - Eletrônicos; Casa, Decoração e Utilidades Domésticas; Moda e Calçados, bem como Entretenimento - já dão boas pistas sobre quais serão alguns dos campeões de venda da maior temporada de promoções do e-commerce. Em setembro, a primeira edição especial do Radar Simplex/Black Friday 2022, revela um aquecimento da demanda online por celulares, jogos (games) por assinatura, consoles de videogames, geladeiras e assinaturas de streaming.

 

No caso específico dos Eletrônicos, os destaques de setembro são para celulares e console de videogames, ambos com mais de cinco milhões de buscas, e notebooks diversos, com cerca de 2,4 milhões de buscas.

 

Em Entretenimento, os mais buscados têm sido games online, também na faixa dos cinco milhões de buscas, e serviços de streaming, com cerca de dois milhões de buscas. Na área de Casa e Utilidades Domésticas, os produtos que registram maior procura são geladeiras, airfryers, papel de parede e armários de cozinha. Em Moda e Calçados, os tênis se destacam. Todos esses itens registraram mais de um milhão de buscas quando somados os sites dos principais e-commerces.


 

Hora de povoar a Internet


Para João Lee, sócio fundador da startup Simplex, especializada em aumento de tráfego e conversão de vendas online, agora é a hora de os e-commerces passarem a povoar os sites de buscas com o termo de Black Friday e similares – como Esquenta Black Friday, Outubro Black, Black Promoções e demais variações. “É preciso associar as suas promoções ao termo Black Friday, se você quer ter um bom posicionamento nos rankings dos sites de busca nas próximas semanas, que são críticas para qualquer varejo, em particular, para o online”, alerta. Segundo o especialista, é desde já que se aumenta as chances de a página de um e-commerce ser melhor ranqueada no auge da temporada da Black Friday dentro de oito semanas. E tem mais. “Quando um varejo online faz inserções de temas relativos ao termo Black Friday, os sites de buscas o privilegiam, pois o consideram relevante para o consumidor interessado nas promoções, posicionando melhor suas páginas”, detalha.


 

Outros cuidados


Lee chama a atenção para que os e-commerces evitem fazer grandes mudanças ou alterações estruturais no site no período que antecede ou mesmo durante a Black Friday. “Quanto maior a estabilidade de uma página desde já, melhor ela poderá aproveitar os benefícios dos serviços de cache, ou seja, daquela camada de armazenamento que memoriza as principais características de uma página e permite que o seu upload se dê em alta velocidade”, explica. Isso não significa que o conteúdo das páginas não possa ser atualizado ao longo do tempo, à medida que a Black Friday se aproxima. “Informações como atualizações de preço, disponibilidade de produto e de frete podem ser alteradas, sem que o Google considere essas mudanças como uma página totalmente nova. Na prática, se a página é antiga e muito visitada, sua relevância é maior para o algoritmo dos buscadores”, detalha.

 

Lee dá algumas dicas para que varejistas online se posicionem melhor na principal temporada de promoções, evitando um dos pecados capitais da Black Friday: a lentidão do carregamento de uma página. Poucos milissegundos de lentidão já são suficientes para derrubarem o posicionamento das páginas nos sites de buscas, comprometendo a sua exposição aos consumidores nos primeiros lugares. “Nesse período de tráfego intenso, é necessária uma infraestrutura adequada e flexível que suporte uma variação absurda no número de acessos com picos que superam todo o histórico do ano”, recomenda. “A escalabilidade da computação em nuvem e uso de sistema de Content Delivery Network (CDN) - que garante o carregamento imediato de páginas cache durante o aumento dos acessos -, são boas práticas que fazem toda a diferença”, indica. 

 

Tanto esforço faz sentido. Na Black Friday 2021, o e-commerce brasileiro totalizou R$ 4,2 bilhões em faturamento, segundo dados da NielsenIQ|Ebit, superando as vendas que antecedem o Natal. “Para quem atua especificamente no comércio online, a Black Friday se tornou a data mais relevante de todo o ano e merece o máximo de atenção para alavancar o faturamento”, pontua Lee.

 


Simplex

simplex.live


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