Celular, videogames e assinatura de canais de streaming lideram
as procuras no mês; E-commerces precisam garantir, desde já, as melhores
posições nos sites de buscas para seus campeões de venda, de olho na
Black-Friday, afirma especialista
A dois meses da Black-Friday 2022, que
neste ano cai no dia 25 de novembro, as buscas na internet nos maiores
e-commerces com operação no Brasil em quatro categorias - Eletrônicos; Casa,
Decoração e Utilidades Domésticas; Moda e Calçados, bem como Entretenimento -
já dão boas pistas sobre quais serão alguns dos campeões de venda da maior
temporada de promoções do e-commerce. Em setembro, a primeira edição especial
do Radar Simplex/Black Friday 2022, revela um aquecimento da demanda online por
celulares, jogos (games) por assinatura, consoles de videogames, geladeiras e assinaturas
de streaming.
No caso específico dos Eletrônicos, os
destaques de setembro são para celulares e console de videogames, ambos com
mais de cinco milhões de buscas, e notebooks diversos, com cerca de 2,4 milhões
de buscas.
Em Entretenimento, os mais buscados têm
sido games online, também na faixa dos cinco milhões de buscas, e
serviços de streaming, com cerca de dois milhões de buscas. Na área de Casa e
Utilidades Domésticas, os produtos que registram maior procura são geladeiras,
airfryers, papel de parede e armários de cozinha. Em Moda e Calçados, os tênis
se destacam. Todos esses itens registraram mais de um milhão de buscas quando
somados os sites dos principais e-commerces.
Hora
de povoar a Internet
Para João Lee, sócio fundador da startup Simplex,
especializada em aumento de tráfego e conversão de vendas online, agora
é a hora de os e-commerces passarem a povoar os sites de buscas com o termo de
Black Friday e similares – como Esquenta Black Friday, Outubro Black, Black
Promoções e demais variações. “É preciso associar as suas promoções ao termo
Black Friday, se você quer ter um bom posicionamento nos rankings dos sites de
busca nas próximas semanas, que são críticas para qualquer varejo, em
particular, para o online”, alerta. Segundo o especialista, é desde já que se
aumenta as chances de a página de um e-commerce ser melhor ranqueada no auge da
temporada da Black Friday dentro de oito semanas. E tem mais. “Quando um varejo
online faz inserções de temas relativos ao termo Black Friday, os sites de
buscas o privilegiam, pois o consideram relevante para o consumidor interessado
nas promoções, posicionando melhor suas páginas”, detalha.
Outros
cuidados
Lee chama a atenção para que os e-commerces
evitem fazer grandes mudanças ou alterações estruturais no site no período que
antecede ou mesmo durante a Black Friday. “Quanto maior a estabilidade de uma
página desde já, melhor ela poderá aproveitar os benefícios dos serviços de cache,
ou seja, daquela camada de armazenamento que memoriza as principais
características de uma página e permite que o seu upload se dê em alta
velocidade”, explica. Isso não significa que o conteúdo das páginas não possa
ser atualizado ao longo do tempo, à medida que a Black Friday se aproxima.
“Informações como atualizações de preço, disponibilidade de produto e de frete
podem ser alteradas, sem que o Google considere essas mudanças como uma página
totalmente nova. Na prática, se a página é antiga e muito visitada, sua
relevância é maior para o algoritmo dos buscadores”, detalha.
Lee dá algumas dicas para que varejistas
online se posicionem melhor na principal temporada de promoções, evitando um
dos pecados capitais da Black Friday: a lentidão do carregamento de uma página.
Poucos milissegundos de lentidão já são suficientes para derrubarem o
posicionamento das páginas nos sites de buscas, comprometendo a sua exposição
aos consumidores nos primeiros lugares. “Nesse período de tráfego intenso, é
necessária uma infraestrutura adequada e flexível que suporte uma variação
absurda no número de acessos com picos que superam todo o histórico do ano”,
recomenda. “A escalabilidade da computação em nuvem e uso de sistema de Content
Delivery Network (CDN) - que garante o carregamento imediato de páginas cache
durante o aumento dos acessos -, são boas práticas que fazem toda a diferença”,
indica.
Tanto esforço faz sentido. Na Black Friday
2021, o e-commerce brasileiro totalizou R$ 4,2 bilhões em faturamento, segundo
dados da NielsenIQ|Ebit, superando as vendas que antecedem o Natal. “Para quem
atua especificamente no comércio online, a Black Friday se tornou a data mais
relevante de todo o ano e merece o máximo de atenção para alavancar o
faturamento”, pontua Lee.
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