Pesquisar no Blog

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Não menospreze jamais um estagiário

No tempo em que eu trabalhava na Rádio Gaúcha, lembro de haver uma prática de colocar a palavra estagiário no crachá de identificação. Tudo tranquilo até aí. O que incomodava e causava até brincadeiras bem humoradas é que a palavra estava escrita em letras garrafais E S T A G I Á R I O. Assim, bem grande e com as letras vermelhas. Então, não tinha como esconder. Só que, mesmo no início da carreira, nunca éramos subestimados pelos nossos chefes. Então, enquanto eu vestia com orgulho esse crachá das letras garrafais entrevistei pessoas importantes, fiz grandes coberturas, ouvi presidentes da república, governadores e celebridades.

Mas o título dessa minha história tem a ver com uma cobertura policial. Havia ocorrido um assalto a carro-forte, numa época em que estava assustadoramente aumentando esse tipo de crime. Desde as primeiras horas da manhã, havia uma informação que chegou meio incompleta nas redações de que a Polícia Civil estava para desarticular uma grande quadrilha, mas não tinham detalhes.

Como na época eu fazia muito a “ronda”, uma prática de ligar para delegacias e postos de polícia atrás de informações, acabava já sendo conhecido de muitos. Numa das ligações, um policial já amigo de telefonemas diários, me deu a letra: vai para DP de Canoas que vai ter coisa lá. Foi só isso que ele disse. Acionei o carro da reportagem e fui. Chegando lá estava só eu da imprensa e uma movimentação intensa de viaturas. Fui o primeiro a chegar e o primeiro a noticiar no rádio a prisão da quadrilha. Aí veio a parte engraçada. Ao ouvir no rádio, as outras emissoras se deslocaram. Quando uma colega chegou e me viu no meio dos policiais apurando o resto das informações olhou par ao meu crachá...aquele das letras garrafais e largou aquele comentário carregado de inveja: E S T A G I Á R I O? É o que, nós J O R N A L I S T A S chamamos de “furo”, mas as vezes ser furado por um estagiário, provoca um pouco de frustração em quem não respeita esta classe. 18 de agosto é o dia do estagiário. Por isso desejo vida longa e de muito sucesso aos estagiários! 

 

Marcelo Roxo Matusiak


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados