Pesquisar no Blog

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Língua Presa? Conheça a Cirurgia de Frenectomia

O freio lingual é uma estrutura anatômica, uma membrana ou tecido fibroso embaixo da língua, sendo uma prega fina e triangular responsável por unir a língua ao assoalho da boca, da qual possui um papel importante para a mastigação, respiração, sucção e fala. Um freio curto pode impedir o movimento da língua e com isso impactar nas estruturas funcionais e anatômicas do paciente, causando também, como conhecemos, a “língua presa”.

A cirurgiã-dentista e especialista em saúde bucal, Dra. Bruna Conde, explica que, as complicações da língua presa quando não é tratada com cirurgia, variam conforme a idade e com a gravidade do problema, e que normalmente o diagnóstico precisa ser feito logo após o nascimento do bebê, por meio do Teste da Linguinha, lei que entrou em vigor no final de 2014.

A cirurgiã-dentista Dra. Bruna cita algumas das complicações mais frequentes causadas pela língua presa para o bebê:

- Dificuldade para mamar;

- Atraso no desenvolvimento ou crescimento;

- Problemas na fala ou atraso no desenvolvimento da linguagem;

- Risco de engasgamento;

- Problemas nos dentes relacionados com a dificuldade para manter a higiene bucal.


Entretanto, no geral, o diagnóstico não é exclusivo somente em bebês ou crianças, muitos adultos também possuem essa condição, são pacientes que apresentam:

- Limitações nos movimentos da língua;

- Alterações da fala (fonética);

- Lesões traumáticas, devido à proximidade da prega lingual com os incisivos inferiores;

- Problemas na saúde bucal devido à dificuldade de higienização.


“O tratamento para a língua presa (encurtamento do frênulo labial), é uma cirurgia chamada de frenectomia lingual, que consiste na remoção total ou parcial do freio lingual, para que a língua possa voltar às suas funções normais ou o mais próximo possível.” esclarece Dra. Bruna Conde. “A frenectomia é eficiente para melhorar a mobilidade e a postura da língua, assim como melhora da fala e na alimentação.” completa a cirurgiã-dentista.

A especialista Dra. Bruna Conde destaca que, não existe idade ideal para realizar a frenectomia, a indicação dependerá da perturbação que o problema está provocando. Quando a limitação prejudica os movimentos linguais, a intervenção deve ser feita quanto antes.

A cirurgia de frenectomia lingual pode ser diagnosticada e realizada por um cirurgião-dentista e pode ser feita por duas formas, cirurgia convencional realizada com bisturi e com pontos que devem ser removidos depois de 7 a 10 dias, ou cirurgia com bisturi elétrico ou laser de alta potência que não implica pontos.

Independente do método, a cirurgia não ocasiona dor, pois a operação é realizada com anestesia local, e o pós-operatório não implica qualquer sintomatologia relevante e com índice reduzido de riscos e complicações.


Indicações para o pós-operatório

- Evitar alimentos duros nos primeiros dias;

- Evitar alimentos muito quentes nos primeiros dois dias;

- Redobrar os cuidados de higiene oral;

- Seguir devidamente as orientações de medicamentos prescritos pelo cirurgião-dentista.
 

O fonoaudiólogo e consultoras de amamentação podem ser solicitados para auxiliar no tratamento multisciplinar. 

“Caso você apresente essa condição e tenha dificuldades na mastigação e fala, não hesite em procurar o cirurgião-dentista para avaliar o que é possível ser feito para resolver o problema.” finaliza a Dra. Bruna Conde.


Dra. Bruna Conde - Cirurgiã Dentista.

CRO SP 102038


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados