Pesquisar no Blog

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Dermatite: Conheça os principais tipos da inflamação que acometem a região da barba e como evitá-las


Médica dermatologista e consultora de Philips, Dra. Judith Cavalcante, explica quais são os principais tipos de dermatite, além de dar dicas para manter a saúde dos pelos em dia


No inverno, a temperatura mais baixa e a umidade reduzida deixam os fios da barba mais ressecados e desalinhados, além de ser o clima ideal para acentuar os casos de dermatites na região, que se manifestam com áreas vermelhas e descamação na pele. Para manter a saúde dos pelos e da pele em dia, a Dra. Judith Cavalcante, médica dermatologista e consultora de Philips, traz dicas fundamentais para o autocuidado com a barba nos dias mais frios. 

Segundo a especialista, na área da barba, as dermatites Seborreica e a de Contato são as mais comuns. “A primeira é mais conhecida como “caspa”, tem predisposição genética e pode estar presente também nas sobrancelhas e couro cabeludo. As crises de dermatite seborreica ocorrem 2x mais no inverno e, também, tem relação com o estresse. Inclusive, nesses casos, a presença de fungos pode estar associada”, explica a Dra. Judith. 

No caso da dermatite de contato, a dermatologista explica que a inflamação surge pela exposição a alguma substância que gera irritação ou alergia, como metais, cosméticos e detergentes. “Quando a pele está ressecada, a sua barreira natural de proteção fica comprometida. Por isso, é importante manter a hidratação da pele em todas as estações do ano. Outro importante fator é o barbear com lâminas descartáveis ou navalhas que contam com níquel em sua composição, elemento que intensifica a dermatite de contato”, esclarece a médica.
 

Para manter a saúde dos pelos e da pele, a Dra. Judith separou alguns cuidados essenciais. Acompanhe:

  1. O uso de água muito quente nos banhos acentua o ressecamento tanto dos pelos quanto da pele. Por isso, o ideal é optar por banhos mais rápidos e com água morna.
     
  2. Mantenha a área da barba limpa, lembrando inclusive de higienizá-la após as refeições. Para isso, use sabonetes/xampus adequados, que mantenham a hidratação natural e também auxiliam no controle da oleosidade. Modere a temperatura da água, dando preferência para a temperatura mais fria que for confortável.
     
  3. Após lavar a barba seque-a bem, pois a umidade contribui para a proliferação de fungos. Pressione uma toalha limpa e seca nos pelos, evitando esfregá-las com muita força, pois o atrito danifica os fios. Se optar por secador, modere a temperatura e mantenha-o entre 15 e 20 centímetros distante da barba - para evitar o ressecamento excessivo.
     
  4. Hidrate a área com produtos adequados. Use condicionador de barba após a lavagem. Também é interessante o uso de óleo de barba e balms, que devem ser aplicados apenas nos fios e não na pele.
     
  5. Penteie sua barba com um pente de madeira. Além de manter os pelos mais alinhados, distribui a secreção protetora natural dos fios, auxiliando na hidratação.

“Com esses cuidados é possível reverter os danos que os dias mais frios causam nos pelos e na pele, como o ressecamento e as inflamações. Porém, se os sintomas forem intensos ou persistirem, procure sempre o dermatologista”, orienta a Dra. Judith. E fique atento! A médica alerta que se a pele estiver inflamada, qualquer trauma deve ser evitado, mesmo a retirada dos pelos. “Nesses casos, opte por aparar os pelos com um barbeador elétrico que mantenha alguma distância da pele, evitando o barbear rente até a total melhora do quadro”, finaliza a dermatologista.
 


Dra. Judith Cavalcante - consultora de Philips e médica dermatologista credenciada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados