Pesquisar no Blog

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Automação residencial é tendência para as novas casa e apartamentos

iStock
Casas mais inteligentes indicam como deverá ser o futuro das moradias no Brasil e no mundo

 

A automação residencial tem como objetivo levar mais tecnologia para as casas e os apartamentos, a fim de criar soluções inteligentes que garantem agilidade e praticidade no dia a dia.

 

Enquanto os assistentes virtuais já são uma realidade presente em diversos domicílios, cresce o número de eletrônicos e eletrodomésticos que podem se conectar com essa tecnologia e que deixam os processos mais automáticos ou controláveis a distância.

 

Porém todo esse processo pode começar desde o momento de elaborar o projeto e começar a construção. Da instalação dos andaimes ao momento de entregar o imóvel, as construtoras podem usar mais inteligência e planejar diferentes maneiras de funcionamento, para que os futuros moradores aproveitem ainda mais facilidades no dia a dia.


 

O que é a automação residencial e seus benefícios

 

A automação residencial se tornou ainda mais forte por conta da pandemia, que obrigou as pessoas a ficarem mais tempo em casa. Ela é o conjunto de tecnologias que ajudam a programar determinados eventos dentro de casa, como, por exemplo, passar aspirador de pó automaticamente, ligar a cafeteira em um determinado horário, entre outras atividades que auxiliam no dia a dia.

 

A automação tem se tornado cada vez mais inteligente, podendo programar alguns eventos pré-escolhidos por comando de voz, smartphones, keypads, tablets e controles remotos, mesmo estando fora de casa.

 

Com isso, a casa pode ganhar novas funções. Além de ser o lugar de descanso e proteção, é possível adaptar os lugares conforme a situação. Em um “modo cinema”, por exemplo, é possível escolher comandos já programados para diminuir as luzes, ligar o ar-condicionado, fazer a pipoca e colocar o filme escolhido na TV.

 

No entanto, para ter uma casa realmente automatizada, o ideal é que as construtoras comecem a pensar sobre isso já em seus projetos. Afinal, para levar funcionalidade e segurança, é importante que os espaços contem com tomadas e passagem de cabos e fios. Ou seja, a infraestrutura instalada já no início do projeto pode facilitar e garantir mais economia para quem busca essas facilidades no dia a dia.

 

“Casa conceito”

 

Diversas empresas já oferecem equipamentos que seguem essa linha. Entretanto, eles ainda seguem um projeto de “casa conceito”, pouco acessível para a maior parte dos brasileiros. Com o alto valor do dólar e da inflação, os produtos ainda não se popularizaram, mas especialistas esperam que logo possam chegar ao mercado com valores mais acessíveis para mudar o dia a dia também dos brasileiros.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados