Por onde começar? A MarketingChef, agência focada em marketing gastronômico separou as principais dicas na hora de investir em marketing para o seu restaurante.
Uma estratégia assertiva leva a resultados satisfatórios
independente do setor e do tamanho da empresa, mas há quem acredite que apenas
as grandes empresas conseguem se beneficiar do marketing digital. De acordo com
o co-fundador da MarketingChef, agência especializada em marketing
gastronômico, um projeto bem-feito pode mudar histórias e transformar a forma
como o setor de alimentação se comunica.
Quer saber como? O especialista em marketing afirma que aproximar
do público depende da constância da sua marca e por isso, separou as principais
dicas de estratégias digitais no marketing de restaurantes. Confira:
Relacionamento nas redes sociais
É importante
ressaltar que o relacionamento entre marca e cliente pode mudar drasticamente o
desempenho do seu restaurante. Os consumidores estão em busca de marcas
que tenham o mesmo valor, que lutem pelas mesmas causas e que tragam conteúdo
de valor para suas vidas. Nunca foi tão fácil vender depois que o cliente se
tornou um
brandlove da sua marca.
Público segmentado
O grande
diferencial do marketing digital para restaurante é a personalização. Isto é,
mesmo com tanta gente no ambiente digital, ganha quem sabe segmentar o público.
Os pequenos empreendedores gastronômicos conseguem se comunicar com um público
limitado, porém qualificado para trazer bons resultados à sua marca.
Na segmentação,
alguns pontos importantes que podem ajudar na hora se comunicar com determinado
público, são os cadastros dos clientes: Eles podem trazer dados como mês de
aniversário, bairro, ou até mesmo o prato preferido.
Clientes fiéis
Além de uma boa
comida, o relacionamento do seu restaurante com os clientes pode gerar ainda
mais fidelização à sua marca. Principalmente porque os canais e as
diversas ferramentas possibilitam o contato ativo, estimulando recompras e
recomendação para outras pessoas. O que é muito vantajoso, já que a retenção de clientes vale mais a pena do que a nova aquisição.
Custo benefício
Esse é um dos
pontos preferidos dos pequenos empreendedores de food service, já que o custo
de investimento de estratégia digitais tem um retorno maior do que as
estratégias tradicionais de antigamente.
Vale lembrar que
uso das redes sociais é gratuito, e com uma estratégia de marketing digital
para restaurante bem alinhada e definida, os resultados podem ser
satisfatórios.
Planeje ações e campanhas
Não pense que
apenas criar um perfil do seu estabelecimento nas redes sociais pode te trazer
bons resultados. Para que toda sua estratégia digital dê certo, é preciso criar
campanhas e ações de marketing que possam engajar o seu público.
Mas lembre-se,
toda campanha precisa ter um objetivo central. Faça um plano de marketing que
contenha as opções que serão aplicadas no período de tempo determinado.
Por exemplo,
lançamento de produtos em períodos sazonais. Relançamento de um produto ou
serviço que foi muito desejado, promoções especiais e até mesmo combos com
produtos mais desejados.
Faça anúncio
É possível
chegar longe com plataformas gratuitas sim, mas tudo vai depender do tempo que
você quer colher esses resultados.
Os anúncios
permitem atingir um público específico com base em interesse, idade, gênero e
até raio de distância entre a sua marca e ele. Além de permitir o teste A/B e
dar andamento no criativo que mais tem chances de alcançar o público certo.
O anúncio está
aqui pra dar aquele empurrãozinho nos teus resultados. Por isso, vale lembrar:
Aparece mais, quem paga mais.
Aposte no SEO
A pergunta que
não quer calar, você já tem um site para restaurante? Se a resposta for não,
podemos garantir que as vendas das suas empresas estão sendo comprometidas.
Isso porque o site permite mostrar seus produtos 24h por dia durante 7 dias na
semana, ou seja, todos os dias.
Com o uso de SEO
local, vai ajudar o Google a atrair o público que procura pela sua marca, mesmo
não sabendo que ela existe. Uma maneira de fazer o marketing local é criando o
Google Meu Negócio. Isto é, quando uma empresa é cadastrada nesta plataforma, é
preciso preencher uma ficha, e ter uma ficha no Google Meu Negócio gera mais
credibilidade e visibilidade da marca para o seu cliente. Coloque-a como número
1 da sua lista de prioridades.
Abuse de e-mail marketing
É bastante comum
que a compra não aconteça na primeira visita ao seu site, mas é importante
capturar os dados desses contatos para possível conversão usando o e-mail
marketing.
Uma das
finalidades do e-mail marketing é guiar a jornada de compra do cliente, além
também de entender quais os melhores canais, formatos de conteúdo e o momento
ideal para chamar atenção do cliente em potencial. Outra grande vantagem do
email-marketing é que todas as vezes que seus contatos consultam suas caixas
postais, o email com a sua marca estará lá também, mesmo que ele não interaja
com você, a marca se fará presente no dia a dia.
Convide influenciadores
Os pequenos
empreendedores têm bastante preconceito com o trabalho de influenciadores, mas
a internet está despojando desses conteúdos através deles.
Mas para que o
retorno seja positivo e satisfatório, até mesmo dando mais valor a sua marca, é
necessário encontrar um perfil que se alinhe aos valores da marca. Dica:
Procure perfis de influenciadores que tenham o mesmo público que o seu.
A estratégia
digital para pequenos empreendedores pode parecer complexa, mas é um momento de
trabalhar com calma. Provavelmente terá alguns erros ao longo do caminho, mas
os erros são frutos de tentativas.
MarketingChef
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