Depois da onda dos blog-posts, o que as empresas têm feito para gerar conexões profundas com seus clientes em potencial?
Você
já deve ter ouvido a frase que as marcas precisam entreter em vez de
interromper, certo? Isso porque com a escalada de conteúdo sendo gerado a todo
momento, a disputa por minutos de atenção está cada vez mais acirrada. No
entanto, 90% das vezes que falamos de clientes em potencial no mundo dos
negócios, a pauta fica atrelada à geração de leads e taxas de conversão,
desconsiderando a profundidade da comunicação da marca com a audiência. Munir a
equipe de vendas com listas e informações é, sem dúvidas, essencial para
qualquer companhia. Porém, está longe de ser a única via. Investir em conteúdo
e relacionamento, por exemplo, tem se mostrado um excelente caminho para quem
busca conexões profundas e diferenciação.
“Fomentar
o lifelong learning, transmitir conhecimento e proporcionar novas experiências
por meio de conteúdo estão cada vez mais em alta. Mesmo quando a demanda chega
pra gente como amplificação de mensagem publicitária, nosso time se dedica para
adaptar o pedido para um tipo de entrega menos interruptiva e mais
educativa", explica Gabrielle Teco, CEO da Qura, hub especializada em
curadoria de conteúdos para empresas e executivos, que viu os negócios
decolaram durante a pandemia em mais de 500%.
Foi
o que fez a Localiza ao lançar o podcast "Pé na estrada com o
cliente". Produzido em parceria com a Qura, o programa entrevista
especialistas em customer experience, dividindo com a audiência insights sobre
como cuidar da jornada do cliente sob diferentes aspectos. "Outro exemplo
legal é o Cloudly, trilogia em podcast da Oracle que conta a história da cloud
no mundo. Como esse é o tema do momento entre as grandes empresas de
tecnologia, optamos por diferenciar a marca oferecendo um conteúdo educativo,
bem produzido e levando a mensagem da marca para uma audiência super
qualificada", comenta Gabrielle.
Mas
nem só de podcasts vivem as marcas. Embora o consumo por esse tipo de conteúdo
tenha aumentado de maneira significativa - 200% em 2020, segundo o Spotify,
principal plataforma de streaming de áudio do mundo - os eventos digitais
seguem em alta como estratégia para gerar engajamento e conversas relevantes.
"Depois da chuva de lives observada no início da pandemia, observamos uma
queda de 35% da audiência em produtos menos interativos, como webinars e
palestras. Já eventos no formato mesa redonda, onde o mediador consegue fazer a
conversa parecer um bate-papo entre amigos, tiveram uma alta de 20% na
audiência quando comparamos com os dados pré-pandemia", adiciona a CEO da
Qura.
Num
mundo em que qualquer informação está a um clique de distância das pessoas, ir
além do blog-post pode fazer toda a diferença para as marcas. As estratégias de
SEO continuam relevantes, é claro. Mas passar para um próximo nível de conexão
e engajamento com clientes em potencial exigirá das marcas não só criatividade,
mas também uma preocupação genuína com a curadoria e a produção do conteúdo que
elas assinam.
Qura é uma hub especializada em criar conteúdos relevantes e
de qualidade para empresas, executivos, empreendedores e interessados por
negócios e comunicação.
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