Quando o assunto é sustentabilidade, é comum que as pessoas o relacionem às questões de meio ambiente, como exploração de recursos naturais e poluição. De fato, o conceito tem a ver com os temas citados, porém, também vai muito além disso. Quando falamos de sustentabilidade empresarial, os olhares se voltam para organizações que pensam e aplicam ações que vão beneficiar não só o seu negócio, como também o ecossistema em que está inserida.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), um dos seus principais objetivos
para os próximos anos é conscientizar e promover iniciativas sustentáveis em
grande parte dos países. Para isso, é necessário que, principalmente, grandes
empresas, estejam também empenhadas nesses esforços. No entanto, abordar a
sustentabilidade e as soluções para se adequar a ela não é um papel só de
grandes instituições, mas de toda e qualquer companhia que se importe com causas
ambientais e com o futuro do planeta.
De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 33% dos entrevistados acham a
sustentabilidade de uma empresa um fator muito importante na hora de comprar um
produto ou serviço. Além disso, 55% dos respondentes afirmam dar preferência às
marcas sustentáveis. Portanto, como diz uma frase conhecida: "Bom para o
planeta, bom para os negócios". Mas, afinal, por onde começar?
E é aí que o RH pode ajudar! Com o passar dos anos, o setor acabou recebendo
muitas atribuições. Dessa forma, ações de sustentabilidade e muitas outras
passaram a ser pautas importantes e que podem ser implementadas diretamente
pela área de Recursos Humanos para promover empresas mais conscientes
socialmente.
É importante frisar que uma abordagem mais sustentável, partindo da diretoria e
se caminhando para os demais setores, precisa estar cada vez mais enraizada no
negócio. Logo, deve ser parte da estratégia da organização e cabe ao RH
mobilizar e engajar os colaboradores por meio de ações voltadas para o tema.
Tudo isso de forma muito bem pensada em um foco maior: proporcionar boas
práticas para os funcionários dentro e fora do ambiente de trabalho.
Entre as práticas que podem ser estimuladas, é possível pensar em saídas de
mobilidade urbana, como por exemplo a migração de alguns colaboradores para o
home office e o investimento em treinamentos para as lideranças com o tema da
sustentabilidade. Além disso, a promoção de ações colaborativas e recompensas
internas para engajar o público e fomentar o uso consciente de alguns recursos
também entram no escopo de ações.
Outro ponto a ser destacado é que o RH, por meio da aplicação destas práticas,
deve também se atentar ao acompanhamento desses resultados. Para medir e
otimizar o desempenho das ações, a área de recursos humanos pode estabelecer
indicadores que vão apontar se cada projeto está sendo eficiente ou não. A
sustentabilidade dentro de uma organização geralmente é alcançada a médio e
longo prazo, ou seja, mesmo com a ausência de resultados imediatos, é
importante que a empresa esteja ciente disso para que não interrompa essa
transição.
Neste contexto, a tecnologia também tem um papel fundamental na contribuição da
sustentabilidade. Isso porque além de promover uma revolução nos processos
burocráticos do RH, principalmente no que se trata do recrutamento e seleção, a
tecnologia também se mostrou uma grande aliada para tornar a área mais
sustentável. Observe que, hoje em dia, a maioria das empresas já dispensam o
recebimento de currículos de papel, reduzindo assim o desmatamento e ainda se
adequando à obrigatoriedade da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Além disso, grande parte dos recrutadores já não utilizam mais fichas impressas
para aplicar testes nos candidatos, uma vez que esses são realizados por meio
de softwares de recrutamento e seleção, como o PandaPé, o que significa um
grande ganho para todos os envolvidos no processo. Ações simples como essas são
indispensáveis atualmente para empresas que desejam investir em
sustentabilidade e também melhorar os seus processos.
Promover a digitalização do RH, significa contribuir com a economia de recursos
e agilidade nos processos, além de ajudar as companhias a se tornarem mais
sustentáveis e competitivas. E você, já está investindo nessa ideia?
Ana Paula Prado - Country Manager do
InfoJobs. Responsável pela operação do InfoJobs
no Brasil: áreas comerciais, desenvolvimento de negócios, CS, comunicação,
RH e
atendimento, mais de 19 anos de experiência no mercado de internet e no
setor de RH.
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