Pesquisar no Blog

domingo, 31 de outubro de 2021

Dietas da moda e suas consequências

Com a introdução de novas tecnologias também tivemos a introdução de novos hábitos alimentares e redução do gasto energético com as atividades rotineiras. Isso favoreceu ao ganho de peso e ao aumento na busca por perda de peso rápido. Nesse sentido, atualmente é fácil observar o aumento nas buscas por dietas milagrosas que prometem resultado rápido.

Todo mês temos um artista fazendo uma "dieta nova", uma blogueira divulgando um novo suplemento milagroso e a crença de que seremos salvos da obesidade por um produto novo só tem aumentado. Porém, o caminho é inverso, o indicado é buscar por hábitos mais saudáveis e concretos, praticados a longo prazo, bem como trabalhar a ideia de que a sensação de bem estar e felicidade não devem estar atrelada ao corpo, mas sim a mente.

Além das questões psicológicas envolvidas no desejo por resultado rápido e utilização de dietas da moda que não são individualizadas, há também algumas questões físicas que envolvem a saúde de quem opta por realizar dietas de outras pessoas. Algumas alterações no estado geral de saúde que podemos observar:

-mau humor e compulsão alimentar em pessoas que fazem dietas muito restritas em carboidratos;

- falta de energia em pessoas que não tem um cardápio planejado com individualidade por um nutricionista;

- disbiose (que é uma alteração na flora intestinal onde o indivíduo fica mais suscetível aos patógenos e doenças) em pessoas que realizam dietas muito ricas em um único macronutriente (ex.: dieta da proteína);

- cansaço e insônia que não melhoram com o descanso.

A questão é que essas alterações geralmente não são atreladas à dieta da moda, na verdade as pessoas acham que estão tendo esses sinais citados acima por causa da correria da rotina, quando na verdade isso está acontecendo por causa da alimentação inadequada. Por isso eu ressalto a importância de buscar um tratamento individualizado com base na reeducação de hábitos pois este sim, trará bons resultados para toda a vida.

 


Joice Oliveira - nutricionista esportiva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados