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terça-feira, 28 de setembro de 2021

Empreendedor brasileiro lança rede social gamificada e espera chegar aos 1,5 milhão de usuários este ano

Waving tem a proposta de fazer as publicações de seus usuários alcançarem pessoas de diferentes países em tempo real, de maneira gamificada

 

Misture o alcance do Tik Tok e a efemeridade cheia de charme do Snapchat; adicione gamificação, tire uma selfie e poste para o mundo: pronto! Esta é a receita da Waving, rede social recém-lançada pelos empreendedores brasileiros Gabriel Cantarin (26 anos), Paulo Cappa (20 anos) e Antonio Carlos Cronemberger (28 anos). Os jovens acumulam anos de experiência em tecnologia e desenvolvimento e possuem envolvimento em mais de 30 projetos, inclusive vivências no Vale do Silício, em São Francisco (Califórnia - EUA).

Voltada para o público de 16 a 23 anos, a Waving tem como proposta fazer com que as publicações de seus usuários alcancem pessoas de diferentes países em tempo real, seguindo o ritmo da pontuação obtida com as atividades executadas e com o engajamento e interações anteriores. A expectativa é atingir a marca de 1,5 milhão de usuários este ano.

"Cada movimento realizado dentro da plataforma rende uma determinada pontuação, por exemplo, se alguém postou uma foto e recebeu mensagens, curtidas e novos seguidores, todas estas ações acumulam pontos que garantem um poder de alcance cada vez maior", explica Gabriel.

A pontuação, batizada de Waving Coins, libera ainda mais funcionalidades ao usuário, sobretudo aquelas ligadas ao alcance. "Ao enviar para o mundo - da mesma forma como se marcam pessoas no Snapchat- a foto é disparada para pessoas aleatórias que podem ser de diferentes países. Quanto mais moedas, mais alcance e mais pessoas que ainda não fazem parte da rede do usuário serão impactadas", diz Cantarin. Segundo ele explica, à medida em que há engajamento, tudo o que se faz na rede gera mais Waving Coins, o que faz com que o jogo ganhe ainda mais sentido. "No Waving, não existe a possibilidade de comprar moedas. A graça da brincadeira é que as pessoas aumentem seu alcance porque realmente se empenham nas interações", afirma ele.

O termo gamificação vem do inglês gamification e significa utilizar mecânicas e características de jogos para engajar, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado de pessoas em situações reais, tornando as experiências mais densas e acessíveis em situações que, normalmente, não estão associadas a jogos. "Esta é a nossa estratégia para conquistar o público jovem. Nossa aposta é fazer uma rede social moderna e cheia de estímulos, aproveitando uma tendência que deve se popularizar nos próximos anos", esclarece Gabriel.

Uma novidade é a marca d’água que permite aos usuários enviar fotos com o nome do destinatário de forma automática, facilitando localizar quem vazou o conteúdo caso a imagem caia na rede sem autorização. "Esta é uma medida de segurança bastante importante e um diferencial, já que as redes mais populares não contam com este recurso", diz.

"A rede social é nova e muitas funcionalidades ainda estão por vir, mas os usuários presentes já têm se divertido bastante", fala Paulo.


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