Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Osteoporose: problema de saúde pública

Mostra informativa está na Estação Higienópolis/Mackenzie


“Dados indicam que cerca de 33% das mulheres e 15% dos homens com mais de 65 anos terão osteoporose. Portanto, é um problema de saúde pública”, explica Dr. Sergio Setsuo Maeda, especialista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP). E foi pensando na saúde pública que a SBEM-SP celebra parceria com a ViaQuatro, concessionária da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo: durante todo mês de outubro, a Estação Higienópolis/Mackenzie abrigará mostra informativa sobre o Dia Mundial da Osteoporose, celebrado em 20 de outubro.

 

A osteoporose é uma doença que se agrava com o envelhecimento, fragilizando os ossos e piorando consideravelmente o quadro de saúde do paciente. Como consequência do aumento da destruição óssea e diminuição da formação e absorção de minerais e cálcio, a osteoporose provoca perda de massa óssea.

 

Predisposição genética, medicamentos como os glicocorticoides e maus hábitos de estilo vida como ingestão de bebidas alcoólicas, tabagismo e sedentarismo também podem estar por trás das causas da osteoporose. As fraturas osteoporóticas podem causar dor, levar à dependência física e estão associadas a maior mortalidade.

 

A alimentação rica em cálcio e a exposição solar, que é principal fator para absorção da vitamina D, são essenciais para a saúde dos ossos e podem ajudar a prevenir a perda de massa óssea. “A osteoporose é silenciosa e dificilmente apresenta sintomas, daí a importância de alertar sobre ela. A presença de cifose (corcunda) pode sugerir o aparecimento de fraturas vertebrais. Quando é diagnosticada, a osteoporose, muitas vezes, já está em estágio avançado”, alerta Dr. Maeda.

 

A casa adaptada para o paciente com osteoporose visa diminuir, consideravelmente, os riscos de quedas, por isso é fundamental na prevenção de fraturas. E em tempos de Covid-19, é preciso aumentar a prevenção para que o idoso não precise se deslocar para um hospital.

 

Dr. Maeda elenca abaixo as principais dicas para a casa segura do paciente com osteoporose que, muitas vezes, nem foi diagnosticado ainda:

 

1.  A iluminação é um item importante: o ambiente interno deve ser bem iluminado para que o paciente consiga circular com tranquilidade e segurança.

2. Retirar tapetes e carpetes da casa é fundamental, pois eles são causas frequentes de escorregões, tropeços e quedas.

3.  A altura de cama e sofá deve ser mínima de 45 a 50 cm do chão.

4. Fios de carregadores de celular, brinquedos e outros objetos não podem ficar espalhados pelo chão da casa do paciente com osteoporose, pois podem provocar quedas e consequentes fraturas.

5.  O piso escorregadio é causa frequente de quedas, principalmente quando molhado. E no banheiro é onde mora o perigo: instale barras antiquedas na área de banho, sendo também importantes banquinhos para sentar e lavar os pés e tapetes antiderrapantes dentro e fora do box..

 

Atualmente, existem medicamentos que diminuem a destruição óssea. Mas o médico precisa avaliar os riscos e benefícios e fazer um plano de tratamento individualizado, pois cada medicamento tem uma particularidade em seu uso. O principal objetivo do tratamento é reduzir o risco de fratura.

 

Mês da  Osteoporose – Exposição

Quando: de 1º a 31 de outubro de 2021

Local: Estação Higienópolis/Mackenzie, da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo

 

 

 

SBEM-SP  - Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo

http://www.sbemsp.org.br

https://twitter.com/SBEMSP

https://www.facebook.com/sbem.saopaulo/

https://www.instagram.com/sbemsp/

https://www.youtube.com/c/SBEMSP

bit.ly/PODCASTSBEMSP


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados