Pesquisar no Blog

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Estação Largo Treze da Linha 5-Lilás oferece gratuitamente autoteste para HIV nesta quinta-feira, dia 30

Realizada em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, iniciativa visa prevenção e tratamento precoce e respeita a privacidade do passageiro

Testagem e orientação sobre HIV e prevenção na Linha 5-Lilás


Como forma de apoio à campanha de testagem do HIV e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST), a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô, cedeu espaço na Estação Largo Treze, nesta quarta-feira (30), entre 10h e 15h, para ação em parceria com o Centro de Referência e Treinamento em DST/HIV-Aids-SP, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde.

No local será oferecido gratuitamente o autoteste de HIV disponibilizado pelo Ministério da Saúde, que é realizado com amostra de fluido oral. O autoteste, prático e seguro, é um processo no qual a pessoa coleta sua própria amostra de fluido oral ("saliva") e em seguida, realiza o teste - com acesso ao seu resultado de forma ágil. Ele pode ser realizado em um local privativo de sua escolha, sozinho ou com alguém de sua confiança.

O resultado do autoteste não é definitivo. Caso o resultado seja reagente, será necessário repetir a testagem. Recomenda-se que a pessoa procure um serviço de saúde e, confirmando-se a infecção, busque uma unidade de referência para início imediato do tratamento de HIV. Nos casos em que o resultado for não reagente (negativo para HIV), a equipe reforça a necessidade de manter as formas de prevenção.

Atualmente, uma das diretrizes do Programa Estadual de DST/AIDS é a realização/ampliação da testagem nas mais diversas oportunidades, com vistas ao diagnóstico precoce. "O teste anti-HIV é visto hoje como uma ferramenta/estratégia de prevenção, e seu resultado é essencial para a prevenção da transmissão vertical do HIV; para a realização de acordos entre casais; para indicação da PEP; para o tratamento como prevenção primária; para a discussão de prevenção combinada e gestão de risco", ressalta Marcia Fernandes, biomédica e coordenadora da atividade. Para saber mais sobre o autoteste, a secretaria disponibiliza informações no site www.crt.saude.sp.gov.br ou pelo serviço Disque DST/aids: 08000 16 25 50.

"Cuidar da saúde e da qualidade de vida dos passageiros é essencial e trabalhamos para que campanhas como essa estejam sempre na agenda da ViaMobilidade", diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da concessionária.


Serviço:

Ações de testagem de HIV - distribuição de autoteste para HIV na Linha 5-Lilás

30 de setembro: Estação Largo Treze, das 10h às 15h

 


Sobre o Centro de Referência e Treinamento em DST HIV/Aids SP:

O Centro de Referência e Treinamento-DST/AIDS-SP (CRT-DST/AIDS) é uma unidade de referência normativa, de avaliação e de coordenação do Programa Estadual para Prevenção, Controle, Diagnóstico e Tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) no Estado de São Paulo. Além de coordenar o Programa Estadual de DST/AIDS-SP, o CRT-DST/AIDS tem por finalidade: elaborar e implantar normas relativas às DST/AIDS, no âmbito do SUS/SP; elaborar propostas de prevenção; prestar assistência médico-hospitalar, ambulatorial e domiciliar a pacientes com DST/AIDS; propor e executar ações de vigilância epidemiológica e controle das DST/AIDS; desenvolver programas de formação, treinamento e aperfeiçoamento, como também desenvolver e apoiar pesquisa científica em seu campo de atuação e promover o intercâmbio técnico-científico com outras instituições nacionais e internacionais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados