Pesquisar no Blog

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Primavera desencadeia reações alérgicas nos olhos

 Um dos principais problemas é a conjuntivite alérgica ou primaveril, que ocorre com frequência nesta época do ano em função do pólen das flores

 

A primavera é a estação das flores e dos dias mais longos e quentes. Apesar de ser conhecida como a época mais bonita do ano, esta estação desencadeia muitos tipos de reações alérgicas, especialmente nos olhos. Um dos principais problemas é a conjuntivite alérgica ou primaveril, que ocorre com frequência nesta época do ano em função do pólen das flores. Além do pólen, a baixa umidade relativa do ar também traz queixas relacionadas a ardências oculares, olhos vermelhos, sensação de corpo estranho ou de areia nos olhos.

 

Os sintomas da conjuntivite primaveril são intensos e podem prejudicar a qualidade de vida do paciente. “Além de coceira frequente nos olhos, secreção na mucosa, produção de lágrimas em excesso, ardor e desconforto na presença de luz forte, os olhos ficam vermelhos e inchados”, explica o oftalmologista Francisco Porfírio, presidente da Sociedade Brasiliense de Oftalmologia (SBrO).

 

A boa notícia é que a conjuntivite primaveril tem aspecto alérgico e não é contagiosa. Por esse motivo, na maioria dos casos, não exige afastamento do trabalho ou de outras atividades do cotidiano. O tratamento da patologia é feito com colírio antialérgico, medicamentos tópicos ou orais e até injeções antialérgicas.

 

Neste período também é possível confundir alergia com olho seco, ou também outros problemas que simulam um quadro alérgico, como infecções oculares. Portanto, só o oftalmologista poderá fazer a indicação correta do tratamento, já que há uma grande variedade de medicações. Pacientes que buscam tratar os sintomas sem acompanhamento médico, costumam mascarar a infecção por um longo período, podendo resultar em problemas graves.

 

Para aqueles que já possuem algum tipo de alergia, Francisco Porfírio indica evitar ambientes ao ar livre entre 5h e 10h da manhã, quando a ação do pólen é mais intensa; usar pano molhado no lugar da vassoura, retirar as cortinas, tapetes e bichos de pelúcia e manter o local sempre arejado permitindo a entrada do sol.

 

“Quem utiliza lentes de contato deve ter cuidado redobrado, pois quando usadas em ambientes pouco umidificados podem ocasionar ceratite, uma inflamação passível de evolução até para úlceras e perfuração dos olhos”, explica o presidente da SBrO. 

Outra dica é evitar ao máximo o ato de coçar os olhos porque pode desenvolver uma doença chamada ceratocone. Ela acontece na córnea e é progressiva. Em alguns casos precisa de cirurgia, podendo trazer perdas irreversíveis da visão. Neste caso, o transplante da córnea é indicado. Coçar os olhos também pode causar o descolamento da retina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados