Pesquisar no Blog

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Dia do Idoso: 6 sinais de alerta para perceber situações de desnutrição

No mundo, dependendo da localização de moradia, o número de idosos desnutridos pode variar de 15 a 60%


Envelhecer é sinônimo de vida longa e envelhecer com saúde significa qualidade de vida. No Dia do Idoso, comemorado em 1 de outubro, a Amparo Saúde , healthtech referência em cuidado humanizado e prevenção de saúde no Brasil, traz a reflexão para o cuidado preventivo e acompanhamento recorrente de idosos, principalmente sob o aspecto alimentar. Isso porque muitas das doenças sofridas por idosos estão relacionadas a fatores alimentares e a desnutrição pode gerar diversos problemas de forma silenciosa.

Pesquisas mundiais revelam que o número de idosos desnutridos varia de 15 a 60% e isso depende do local onde cada um vive. No Brasil, não existem muitas pesquisas específicas sobre o tema, mas um levantamento realizado em 2010, e que consta na Pesquisa de Orçamentos Familiares, mostra que 9% dos idosos têm déficit de peso.

"O déficit de peso no idoso pode estar associado a vários fatores, que nem sempre serão de ordem fisiológica. Podemos citar por exemplo, a dificuldade de acesso aos alimentos, alterações no estilo de vida, depressão, falta de conhecimentos nutricionais, institucionalização e baixo poder aquisitivo. Entre os fatores apenas fisiológicos, podemos citar o acometimento por doenças neurológicas, redução da capacidade cognitiva, a dentição incompleta ou uso de prótese dentária, alteração das papilas gustativas que conferem uma maior dificuldade de sentir o sabor dos alimentos, a menor absorção de algumas vitaminas e minerais devido alteração de ph gástrico ou consumo de alguns medicamentos, alteração da deglutição, perda de massa muscular, redução da capacidade olfativa, que também interfere no apetite, necessidade de restrições alimentares devido doenças como hipertensão e diabetes, entre outros", afirma Thaís Carretoni, nutricionista na Amparo Saúde.

Vale lembrar que a importância do acompanhamento nutricional não se dá apenas para obter hábitos alimentares saudáveis e manter glicemia, colesterolemia e valores de pressão arterial adequados, mas também pelo fato de que devido aos inúmeros fatores intrínsecos ao processo de envelhecimento, o idoso está sujeito a um processo silencioso de desnutrição, o qual nem sempre é percebido por seus familiares. 

"Muitas vezes, o fato de o idoso alimentar-se menos, ter pouco apetite e demonstrar-se seletivo a alguns alimentos, é considerado como normal do envelhecimento, não necessitando de maiores preocupações. O que não é bem uma verdade, pois apesar de tais comportamentos serem explicados pelas alterações fisiológicas decorrentes dessa faixa etária, é necessário uma maior atenção, uma vez que um estado nutricional inadequado nos idosos pode acarretar em consequências desfavoráveis, como aumento da probabilidade de acometimento por infecções, recuperação mais lenta de doenças ou lesões, maior fragilidade e aumento da mortalidade no geral", finaliza a nutricionista.

 

Para evitar o desenvolvimento do quadro de desnutrição em idosos, a Amparo Saúde reuniu uma lista com 6 sinais de alerta para a família:

 

- Falta de apetite

Uma série de alterações comuns e esperadas no envelhecimento, como a diminuição do paladar e do olfato, podem levar os idosos a apresentarem uma diminuição no apetite.

 

- Uso exagerado de sal e açúcar

A diminuição do paladar também pode levar ao uso exagerado de ingredientes como sal e açúcar, o que pode ser bastante prejudicial para o controle de doenças crônicas muito prevalentes em idosos como diabetes e pressão alta.

 

- Dificuldade para mastigar ou engolir

A perda da dentição, diminuição das massas muscular e óssea, ou ainda próteses mal ajustadas são comuns nessa fase da vida e podem gerar problemas de mastigação e/ou deglutição, prejudicando a alimentação dos idosos.

 

- Monotonia alimentar

Geralmente os idosos têm hábitos alimentares muito bem estabelecidos que associados com à perda de paladar, entre outros aspectos, podem fazer com que eles consumam uma variedade muito pequena de alimentos. O que aumenta as chances de deficiência de vários nutrientes.

 

- Baixo consumo de proteína

É bem comum que idosos consumam menos proteína do que necessitam, o que geralmente está ligado à dificuldade de mastigação e à monotonia alimentar e pode levar a uma perda de massa muscular maior do que a esperada para a idade.

 

- Baixa ingestão de água

Idosos têm maior dificuldade de manter uma boa hidratação e isso está relacionado tanto com a baixa ingestão de líquidos, muitas vezes associada à falta de sede, quanto com ao aumento da eliminação de água através da urina, associado a condições específicas de saúde e ao uso de medicações diuréticas. 

Por fim, é importante estar atento ao surgimento desses sinais e buscar ajuda profissional com nutricionistas, médicos, fonoaudiólogos e dentistas especializados no cuidado com idosos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados