Brinquedos
e eletrônicos devem ser os setores mais procurados; Data será termômetro para
vendas do fim de ano
Considerada a terceira data mais importante para o
varejo nacional, o Dia das Crianças deve movimentar as vendas do comércio de
São Paulo. Segundo o levantamento realizado pela FCDLESP (Federação das Câmaras
de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo), com participação das principais
CDLs do Estado, o aumento deve ficar em 3%.
No ano passado, mesmo com a pandemia, as vendas de
Dia das Crianças apresentaram um aumento significativo em relação ao ano de
2019. Grande parte desse aumento foi impulsionado pelo e-commerce. Neste
ano, com o fim das restrições no comércio, os lojistas estimam que o maior
volume de vendas deve ficar com as lojas físicas.
Cenário das vendas
No comércio físico, cerca de 70% dos lojistas
estimam que os shoppings receberão a maior parte dos consumidores. O setor de
brinquedos deve ser o mais procurado e, na sequência, eletrônicos e
vestuário.
Por ser tradicional para o varejo, a FCDLESP aponta
que, diferentemente das outras datas sazonais, o perfil do consumidor é
constituído também por familiares e parentes, que têm o costume de presentear
nesse período, o que gera boas expectativas para o balanço final do
semestre.
Dentro do atual momento do varejo, os comerciantes
afirmam que o Dia das Crianças tem potencial para alavancar as vendas, mas os
lojistas podem colaborar com esse cenário. Para eles, descontos, promoções e
facilidade nas formas de pagamento são aliados. Além disso, alimentar e investir
nas estratégias do ambiente digital colabora para o crescimento da demanda.
“Neste ano, o Dia das Crianças
servirá como indicador da retomada do varejo, mostrará o comportamento do
consumidor. Com o avanço da vacinação e fim das restrições, esperamos que a
retomada para o comércio aconteça, na prática, e colabore com um crescimento
para 2022”, explica o presidente da FCDLESP, Maurício Stainoff.
Maurício Stainoff - presidente da FCDLESP
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