Pesquisar no Blog

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Dia do Idoso - 1º/10

 Entenda como cuidar da visão na terceira idade


Consultas regulares ao oftalmologista, alimentação rica em vitaminas e uso de equipamentos adequados de proteção ajudam a chegar na ‘melhor idade’ com a saúde ocular em dia


A realização de exames oftalmológicos é essencial em qualquer faixa etária e, quando se aproxima o Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro, a especialista da Olhar Certo lembra da importância do acompanhamento da saúde ocular para evitar o aparecimento de doenças entre a geração prateada. Assim, exames de rotina, medida da pressão ocular e fundo de olho são os mais indicados, mesmo em pacientes assintomáticos. "Pessoas acima de quarenta anos precisam realizar consultas oftalmológicas de rotina. Além dos exames mais comuns, em casos considerados fatores de risco para determinadas doenças, o médico oftalmologista poderá ampliar os exames para acompanhamento", diz Priscilla Drudi, oftalmologista e sócia-proprietária da rede de clínicas oftalmológicas Olhar Certo.

Entre as doenças mais comuns que atingem pessoas com mais de 60 anos está a catarata. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), três em cada quatro casos de deficiência visual é em decorrência da catarata ou pela falta de acesso a óculos. "A catarata é a doença oftalmológica mais prevalente entre os idosos e é a cirurgia mais realizada no mundo. O procedimento com remoção do cristalino e sua substituição por uma lente intraocular é capaz de devolver a qualidade visual do paciente que não apresente outras comorbidades", afirma Priscilla.

A especialista também destaca que o glaucoma, as degenerações da retina relacionadas à idade, bem como retinopatia diabética também são comuns em idosos. "O glaucoma, por exemplo, pode não apresentar sintomas no início. O seu avanço, pode levar à cegueira e, consequentemente, a perda de qualidade de vida e até sobrevida no idoso. No entanto, tanto esta como as outras doenças podem ser evitadas com um acompanhamento regular de um oftalmologista", completa.


Cuidados extras

Além dos exames de rotina, o consumo de vitaminas e o uso de acessórios para a proteção dos olhos em determinadas situações podem auxiliar na manutenção da saúde ocular. "A ingestão de alimentos como fígado, gemas de ovo e óleos de peixe, ricos em vitamina A, proteção dos olhos contra excesso de exposição à raios ultravioletas, uso de equipamentos de proteção individual para profissões de risco, somados às consultas regulares ao oftalmologista são fatores que ajudam a conservar a saúde ocular, não só na terceira idade, mas também ao longo da vida", conclui a oftalmologista.

 


Olhar Certo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados