Pesquisar no Blog

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Uso de lentes de contato por crianças deve ser cauteloso

As lentes de contato são ótimas para quem não gosta de usar óculos. Podem ser mais práticas para realizar atividades físicas, por exemplo, bem como não atrapalham o visual. Entretanto, será que crianças e adolescentes podem usá-las?

 
Segundo a oftalmopediatra Dra. Marcela Barreira, crianças e adolescentes podem usar lentes de contato, mas com muita cautela.

“O mais importante é que essa decisão seja tomada em conjunto com os pais que devem estar cientes de todos os riscos do mau uso das lentes para a saúde ocular de seus filhos”.


Riscos e benefícios

O uso das lentes de contato não é isento de riscos. Há muitos problemas oculares relacionados ao mau uso desse dispositivo médico. “Portanto, é preciso levar em consideração esse fator na hora de prescrevê-las para crianças”, reforça Dra. Marcela.
 
Um estudo publicado no periódico Pediatrics, apontou que 20% das crianças que passam por consultas de urgência, todos os anos, nos Estados Unidos, apresentam complicações relacionadas às lentes de contato.  
 
Em contrapartida dos possíveis danos e complicações, o uso das lentes de contato pode estar associado a uma melhora da visão, da autoestima, bem como oferece à criança uma oportunidade de praticar esportes em que o uso de óculos poderia atrapalhar”, cita Dra. Marcela.
 
A especialista lembra que em muitos casos as lentes de contato são usadas para doenças que demandam esse tipo de dispositivo.
 
“Algumas patologias como catarata congênita, irregularidades na córnea, ceratocone, estrabismos e anisometropia (grande diferença de grau entre os dois olhos), podem demandar a prescrição de lentes de contato em crianças e adolescentes”.


Momento certo

Para prescrever lentes de contato para crianças, é preciso levar em consideração a capacidade de autonomia e o nível de maturidade.
 
“O uso de lentes de contato demanda uma rotina rigorosa de cuidados e uma atenção especial com a higiene. Geralmente, crianças a partir dos 10 anos de idade já podem cuidar sozinhas das lentes de contato, mas sempre com supervisão dos pais”, ressalta Dra. Marcela.  
 
No caso de crianças com menos de 10 anos, a supervisão e o auxílio para colocar, tirar e para fazer a limpeza das lentes deve ser constante.
 
“Um outro aspecto é que os pais devem se comprometer a levar a criança ao oftalmopediatra com regularidade para avaliar se há alterações ou danos oculares decorrentes do uso das lentes de contato”, cita Dra. Marcela.  
 
Apesar dos benefícios das lentes de contato, é preciso levar em consideração o motivo pelo qual o uso é recomendado.  Caso seja apenas pela estética, é preciso repensar”, afirma a especialista.


 
Riscos oculares
 
“A pior consequência do mau uso das lentes de contato é a ceratite, inflamação grave da córnea. Quando não tratada ou tardiamente diagnosticada, pode causar danos irreversíveis na visão”, aponta Dra. Marcela.

A ceratite pode ser causada por bactérias, fungos, vírus e pela Acanthamoeba, sendo muito comum em usuários de lentes de contato. Alguns sintomas podem sugerir que há problemas com as lentes de contato, como:
 

  • Ardência ocular
  • Coceira
  • Vermelhidão
  • Sensação de areia nos olhos
  • Lacrimejamento em excesso
  • Visão embaçada
  • Dor nos olhos
  • Acúmulo de secreção

 
No caso de a criança apresentar qualquer um desses sintomas, os pais devem procurar o oftalmopediatra para avaliação.
 
Embora não haja contraindicações para o uso das lentes de contato em crianças, trata-se de uma decisão importante.

“O oftalmopediatra precisa explicar e alertar os pais sobre os riscos e os benefícios das lentes. O ideal é manter os óculos até que a criança tenha mais autonomia e responsabilidade para cuidar das lentes de contato”, encerra Dra. Marcela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados