Primeira infância é o período em que a
criança desenvolve condições para lidar com o próximo
Todo
24 de agosto é comemorado o Dia da Infância, data criada pelo Fundo das Nações
Unidas para a Infância (UNICEF), com o propósito de propor uma reflexão sobre
as condições de vida das crianças pelo mundo, a fim de superar quaisquer
dificuldades e injustiças que venham a acontecer.
No
Brasil, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), são consideradas
crianças as pessoas com até doze anos de idade incompletos. A lei garante ainda
que essa população deve ter seus direitos assegurados e as oportunidades
necessárias para seu pleno desenvolvimento.
De
acordo com a coordenadora de Educação Infantil do Colégio Marista
Arquidiocesano, Márcia Sayoko Nanaka, na primeira infância se desenvolvem as
condições para lidar com o outro, com o ambiente e também com os desejos
internos. “A criança tem que ser vista como sujeito histórico que
interage com o outro e com o meio, produzindo e transformando suas
experiências, para elaborar suas intenções, ampliar seus repertórios,
expressando-se por meio das múltiplas linguagens”, explica.
O
Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo (SP), possui um projeto
denominado Interioridade, que desenvolve habilidades emocionais e sociais por
meio de vivências e reflexões sobre o autoconhecimento na infância. O projeto
incentiva o exercício da empatia, o diálogo para a resolução de conflitose a se
entender para poder lidar com o que se sente, com o que se faz e com os
desafios que se impõe, acolhendo melhor a si e aos outros.
“O
projeto estimula o pensamento criativo, a consciência corporal e o equilíbrio emocional
do aluno, trabalhando práticas de autoconhecimento e autocuidado com os
pequenos da Educação Infantil. É proposto um processo de acompanhamento dos
estudantes para possibilitar com que cheguem à sua dimensão mais profunda e
encontrem o que dá sentido à sua vida”, explica Márcia Sayoko Nanaka.
A
coordenadora de Educação Infantil do Colégio Marista Arquidiocesano ainda
explica que pais e familiares precisam sempre estar atentos e dialogar com os
seus filhos, se interessando pelo universo das crianças.
“O
cuidado e o respeito são fundamentais na relação com a criança. Ao perceber o
interesse da família em suas questões, ela sente-se amada, respeitada, acolhida
e protegida”, afirma a professora.
Colégios
Maristas
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