Setor de Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios impulsionou o crescimento
As vendas do comércio físico cresceram
1,2% em julho deste ano na comparação com o mês anterior. De acordo com o Indicador
de Atividade do Comércio da Serasa Experian o setor de Tecidos,
Vestuário, Calçados e Acessórios impulsionou a alta com expansão de 10,5%,
enquanto o segmento de Veículos, Motos e Peças desacelera marcando a única
queda do mês, de 1,8%. Confira no gráfico abaixo.
Para o economista da Serasa Experian,
Luiz Rabi, mesmo com a leve alta é possível identificar o impacto positivo que
a retomada econômica registrada no país no segundo trimestre do ano teve no
varejo físico brasileiro. “Com o avanço da vacinação e a flexibilização das
restrições impostas aos comércios, as pessoas voltaram a circular e fazer
compras pessoalmente. Há ainda um aumento da confiança dos consumidores, que
estão gastando mais e ajudando os empreendedores a terem um alívio no fluxo de
caixa depois deste período tão desafiador". O economista reforça ainda que
“a alta do grupo tecidos, vestuário, calçados e acessórios, que foi a maior de
julho, se deve ao clima mais frio e prolongado do inverno neste ano no
centro-sul do país”.
Análise Anual
No comparativo entre julho deste ano e o mesmo mês de 2020, o índice registrou
aumento de 10,6%. No entanto, Rabi explica que, “é necessário levar em
consideração o tombo registado em julho do ano anterior (-17,5%) ocasionado,
principalmente, pelo período de pico da pandemia no país. Dessa forma, como o
aumento não é capaz de compensar a queda, se torna apenas uma recuperação
parcial”.
Serasa Experian
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