Uma das principais responsabilidades do conselho de administração é acompanhar as mudanças no ambiente econômico, político e social para refleti-las na gestão estratégica das empresas. Fatores como impactos ambientais, demandas sociais, inovação tecnológica, relações de trabalho e internacionalização ocupam cada vez mais espaço nas agendas dos conselheiros.
O reconhecimento de que as atividades das empresas
interessam a um universo de agentes econômicos e sociais – muito além dos
acionistas – levou ao surgimento do termo stakeholders, inspirado em shareholders
(acionistas). Os stakeholders são pessoas ou
organizações que têm interesse legítimo no comportamento das empresas, sendo
impactadas por suas atividades e podendo influenciá-las.
Os stakeholders (partes interessadas) mais
comuns são: clientes, fornecedores, empregados, órgãos governamentais,
comunidade entre outros. É fundamental que os gestores estejam aptos a conhecer
e compreender as necessidades e expectativas dos diversos stakeholders
para atenderem aos objetivos de longo prazo dos shareholders.
O Código das Melhores Práticas de Governança
Corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, baseia-se
em quatro princípios: transparência, equidade, prestação de contas e
responsabilidade corporativa. Sustentabilidade corporativa pode ser vista como
uma extensão natural da aplicação desses princípios, dos shareholders
para os stakeholders.
Para aperfeiçoar o seu desempenho no curto prazo e
sustentá-lo no longo prazo, as empresas precisam preservar e desenvolver
capital natural e humano, da mesma forma que estão habituadas a fazer com o
capital industrial e financeiro. Ao contrário de máquinas e equipamentos, o
profissional qualificado tem seu valor aumentado após vários anos de
experiência, em um processo que poderíamos chamar de apreciação do capital
humano, em confronto com a tradicional depreciação do capital industrial.
Da mesma forma, as mudanças climáticas, alterações
na matriz energética, escassez de recursos hídricos, conflitos étnicos, ondas
de refugiados, destinação do lixo, violência urbana e outros fenômenos
começaram a conspirar contra a qualidade de vida das pessoas, a economia dos
países e o desempenho empresarial, sugerindo que as organizações privadas e
públicas deveriam rever suas formas de atuação, para compatibilizar e
equilibrar o desempenho financeiro, ambiental e social.
O surgimento na década de 1990, do conceito Triple
Botom Line (TBL), é uma decorrência dessas percepções e embora o
conceito seja antigo, ainda há certa dificuldade de aplicá-lo ao capital humano
e ao capital natural, em função das particularidades na sua formação, gestão e
consumo. Nos mercados de investimentos, os profissionais estão familiarizados
com as análises conhecidas como ESG (Environmental, Social and Governance),
que buscam conectar aspectos ambientais, sociais e de governança com o valor
dos ativos. O conselho de administração deve ter um entendimento claro dessas
questões para incorporá-las na estratégia das empresas e no monitoramento do
desempenho visando à sustentabilidade.
Os conceitos de sustentabilidade corporativa e TBL
podem ajudar o conselho de administração a fornecer orientação estratégica,
planejar ações e monitorar os resultados, ao incluir a avaliação dos stakeholders
mais relevantes como parte da sua responsabilidade por atos e
omissões que poderão afetar o valor econômico das empresas. Assim, o papel da
governança corporativa é minimizar os conflitos de interesses, evitando que a
expropriação de interesses legítimos leve a demandas institucionais e
judiciais, com consequências adversas no futuro. Entre esses interesses estão
os de acionistas minoritários e dos diversos stakeholders.
A dificuldade dos atuais modelos de gestão
empresarial em lidar com o esgotamento dos recursos naturais e a degradação
social traz para os conselhos de administração uma grande responsabilidade e um
conjunto de oportunidades na gestão estratégica das empresas, relacionadas a
insumos, produtos, serviços, processos e mercado.
As questões ambientais e sociais podem servir de
inspiração para lidar com o desafio de produzir mais e melhor com menos
recursos naturais, adotando tecnologias mais limpas, desenvolvendo as
sociedades que condicionam a existência das empresas e aumentando o bem-estar
de todas as formas de vida. O resultado final desse processo será o
estabelecimento de modelos de negócios sustentáveis.
Definido há décadas, o conceito de desenvolvimento
sustentável significa atender às necessidades da geração atual sem prejudicar o
direito das futuras gerações de atenderem às suas. Um exemplo de orientação
para sustentabilidade corporativa que pode inspirar modelos de negócios
geradores de resultados no longo prazo são os dezessete objetivos do
desenvolvimento sustentável para 2030, lançados pela ONU, que podem servir de
diretriz e inspiração para os conselhos de administração.
O estímulo ao uso consciente e efetivo dos
instrumentos de governança, focando a essência das boas práticas, bem como
ampliando o olhar sobre as diversas partes interessadas (stakeholders),
são a fonte de inspiração para os conselheiros atuarem nos desafios no campo da
sustentabilidade corporativa nos negócios.
Ana Giovanoni - CEO do Grupo Giovanoni, Vice-presidente de
Governança no HUBRH+ da Associação Brasileira de Profissionais de Recursos Humanos,
atua na área de Consultoria Organizacional e Governança Corporativa,
especialista em Ressignificação do modelo de educação, capacitação e gestão
para transformar as organizações, contribuindo com sua sustentabilidade no
longo prazo.
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