A pandemia de Covid-19 tem gerado transformações em âmbitos variados da sociedade. As empresas tiveram que se adaptar rapidamente às novas necessidades de seus funcionários, clientes e fornecedores e ainda enfrentar desafios financeiros e operacionais.
Com tantas mudanças – e em período tão curto de
tempo –, vieram muitas questões. Como gerir meu time remotamente? Qual modelo e
metodologia usar? É possível manter ou aumentar o volume e a qualidade das
entregas? Como manter minha equipe engajada?
A confiança se tornou fundamental e foi dado início
a um movimento muito grande das empresas em construí-la por todos os canais.
Nesse momento crítico, a figura do líder se tornou mais importante do que
nunca. Os trabalhadores buscam confiança em seus líderes. E eles a encontram
quando acreditam que as lideranças se importam por cada indivíduo e pela
humanidade de forma geral.
É fundamental que os líderes tenham um plano. Eles
não precisam saber tudo, mas precisam ser transparentes sobre como estão
tomando as decisões. A liderança deve olhar para frente proativamente e dar
respostas, em vez de ser reativa. E cabe a ela focar no processo – não apenas
em resultados a serem alcançados.
As necessidades imediatas das equipes também
mudaram. Além das necessidades físicas (cuidados com o corpo e com a saúde),
também devem ser levadas em conta as necessidades mentais (psicológica e
desenvolvimento de resiliência) e as necessidades de relacionamento (busca
constante por conexões e pertencimento) de cada um.
O mindset ágil vem trazendo inúmeros benefícios
para os líderes, nesse contexto de transformação e incertezas. Alguns pontos
são fundamentais para essa “virada de chave”:
- As pessoas precisam se
sentir empoderadas, com a certeza de que seus líderes confiam nela.
- Burocracia, neste momento,
só atrapalha.
- É preciso identificar os
impedimentos para que a equipe tenha sucesso e removê-los.
- A comunicação deve ser
frequente, mesmo virtual.
- Problemas complexos podem
ser divididos em partes gerenciáveis.
- Pequenas partes da solução
devem ser testadas por períodos curtos de tempo.
- As entregas precisam estar
prontas para feedback.
- O que os clientes mais
valorizam é prioridade e tem que ser entregue o mais rápido possível. O
resto pode esperar.
- Importante testar e aprender
com poucos clientes e acertar com a maioria.
- A adaptação acontece à
medida que os clientes entendem o que realmente valorizam.
- O planejamento é
fundamental, mas o planejamento em detalhes deve ser feito apenas para as
atividades que não serão alteradas antes da execução.
- Inovações precisam ser
facilmente reversíveis.
Não temos como prever como será o futuro
pós-isolamento. Mas é inegável que a pandemia global trouxe diversas mudanças
às nossas vidas. Ainda que daqui a alguns meses o vírus se vá – e esperamos
isso ansiosamente –, ele já mudou de forma irreversível nossa experiência em
todos os âmbitos.
Adriana Saluceste -
diretora de Tecnologia e Operações da Tecnobank
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