Pesquisar no Blog

segunda-feira, 1 de março de 2021

Entenda como funciona o mercado de moedas no Brasil

50 mil brasileiros negociam moedas no exterior; entenda como foi o desempenho dessa categoria de investimento em 2020

 

O mercado futuro de moedas é considerado novo no Brasil e cerca de 50 mil brasileiros negociam moedas fora do país, de acordo com a Infinox Capital.

Esse tipo de investimento serve para proteção ou a negociação do preço das moedas, como o euro, real e iene japonês, contra o dólar, por exemplo, em datas futuras. Além disso, a entrada nos contratos está disponível para pessoa física e jurídica, o que os diferenciam são os tipos de investimentos e contratos de moedas.

“Para começar a negociar nos pares de de FX, abreviação de troca de moedas em inglês, basta que o investidor tenha acesso a alguma corretora local”, explica Victor Hugo Cotoski, executivo da Infinox Capital – trading inglesa que forma mercado futuro no Brasil. Para exemplificar esse tipo de investimento Cotoski ilustra a seguinte situação:

Se você deseja negociar dólares americanos contra euros, deve-se procurar o código EUP em sua plataforma de negociações disponibilizada pela corretora, desta forma, é possível comprar ou vender conforme a análise feita. Lembrando que os vencimentos dos contratos são mensais.

Caso o investidor queira realizar alguma especulação sobre os preços das moedas estrangeiras é possível, como a cotação do dólar americano contra a libra, que leva o código GBPUSD, ou dólar contra euro (EURUSD). Todos os pares possuem um código e contrato específico na bolsa de valores brasileira, a B3, conforme mostra a listagem abaixo:

 

Código dos pares de moedas e contratos específicos na bolsa de valores brasileira, a B3
Infinox Capital

 

O que é o mercado à vista

O câmbio entre moedas estrangeiras é realizado de forma eletrônica, por meio do mercado de balcão, que é feito diretamente entre as partes ou com a intermediação de instituições financeiras, ou seja, o mercado à vista. A disponibilidade desse tipo de mercado é 24 horas por dia, nos cinco dias úteis da semana.

“Esse tipo de operação deve ser efetivada por instituições autorizadas a operar no mercado de câmbio à vista pelo Banco Central do Brasil. Por este motivo os mini contratos futuros são instrumentos criados para investidores do varejo especularem ou se protegerem em relação as moedas”, explica o executivo da Infinox.

 

Perfil dos investidores

Qualquer pessoa que deseja abrir uma conta de investimentos em alguma corretora ou banco deve preencher um documento que avalia o perfil do investimento dela.

Os perfis conservadores ou moderados, por exemplo, não são adequados para esse tipo de modalidade, pois o mercado futuro de moedas é destinado para a categoria das pessoas que estão dispostas a enfrentar riscos.

Vale destacar que contratos carregam uma grande oscilação e possuem alavancagem, no qual é possível negociar com um volume maior que o depositado em conta, podendo assim gerar ganhos maiores proporcionalmente ou perdas superiores às margens de garantia, de acordo com Cotoski.

“O mercado de moedas proporciona um enorme leque de diversificação e potenciais rentabilidades, porém, é importante frisar que as perdas podem ser maiores que os ganhos. Cabe ao investidor definir seus limites e objetivos com a modalidade”, comenta o executivo da Infinox Capital.

 

Dificuldade de entender o mercado de moedas

Como é uma modalidade de investimentos nova no Brasil, os interessados no mercado de moedas têm algumas dúvidas se estão negociando um contrato à vista, derivativo ou produto futuro.

“Cerca de 98% dos 50 mil brasileiros em média que fazem a negociação em FX, mercado de câmbio no exterior, acreditam estar negociando no mercado à vista de moedas. Porém, é importante entender que esse mercado em específico é institucional e muitos se confundem, negociando derivativos achando que estão negociando contratos cheios e interbancários, ainda não existe acesso do varejo ao interbancário e muitos são enganados ou acreditam realmente estar negociando contra bancos e governos, por exemplo”, comenta Cotoski.

 

Desempenho de 2020

Durante o ano passado, o investidor que ficou atento ao dólar australiano, e comprou a moeda frente ao dólar americano (AUDUSD) teve ganhos acima de 20% em cerca de oito meses.

A Austrália é conhecida como o termômetro da Ásia e Oceania, portanto, sempre que há alguma atividade econômica que vai bem na região, a moeda tende a valorizar. Outro fator que podemos destacar é o peso do petróleo, sobre a economia australiana, quando houve uma queda brusca no preço do barril e chegou perto de zero em 2020, a cotação do par AUDUSD caiu fortemente.

Abaixo, a Infinox Capital aponta o desempenho da cotação do petróleo contra o par AUDUSD:

 Desempenho da cotação do petróleo contra o par AUDUSD
Infinox Capital

 

Na coluna vertical à esquerda está o preço do barril de petróleo, na cor verde, na coluna da direita a cotação do par AUDUSD, na cor azul dos últimos 5 anos.

Cotoski explica que a movimentação é correlacionada, portanto, quando o petróleo chegou a conotações negativas no mercado futuro, ou seja, muita oferta e zero demanda, o preço do par chegou a ser cotado a 0.560.

Após a contínua recuperação da economia na região e no mundo, o preço da commodity segue um movimento de recuperação e se relaciona com o AUD, que leva a cotação para cima. Atualmente, a negociação está em 0.773, cerca de 26% de ganho em 10 meses.

“O investidor que está atendo a essas relações, podem tirar proveito e investir em moedas. Esse é apenas um pequeno exemplo entre centenas de conexões no mercado de moedas” – nos conta o executivo da trading inglesa.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados