Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de março de 2021

O outono chegou! Doenças respiratórias e alergias se agravam neste período

Clima seco e chuvas escassas favorecem o aparecimento de crises e gripes


No último dia 20 de março, demos as boas-vindas ao outono. Com temperaturas amenas e chuvas mais escassas, a baixa umidade favorece o aparecimento de doenças que acometem as vias aéreas superiores, ocasionando um aumento na frequência das crises de rinite, sinusite e asma, além de gripes comuns. No entanto, é possível preveni-las com os cuidados certos.

Pelos próximos meses, os cuidados com a saúde do nariz devem ser redobrados, de acordo com a Dra. Maura Neves, otorrinolaringologista e doutora em Ciências da Saúde pelo Departamento de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e médica consultora da Libbs. "Durante o outono, há maior circulação de vírus no ambiente. Isso decorre da queda de temperatura e redução das chuvas (clima mais seco). Além disso, essas condições climáticas favorecem o ressecamento nasal o que dificulta o batimento ciliar da mucosa nasal, nosso mecanismo de defesa natural. "

A especialista ainda alerta que a profilaxia de doenças respiratórias durante o outono continua a mesma nesta fase mais crítica da pandemia, "Os cuidados não mudam e se aplicam para todos os vírus respiratórios. Nessa época, é importante intensificar a limpeza nasal com solução salina e hidratação com gel nasal, além de manter o uso de máscara, álcool em gel, evitar aglomerações e lugares fechados, sem circulação de ar."

Em relação aos sintomas similares da gripe comum e do coronavírus, a doutora Maura alerta, "não há como diferenciar as duas infecções por meio de sintomas clínicos iniciais. O coronavírus é um dos vírus que normalmente causam resfriados e gripes. A mutação deste coronavírus SARS-coV-2, especificamente, possibilitou o aparecimento de sintomas inflamatórios mais intensos. A presença de tosse, febre e falta de ar são os sintomas que devem sem avaliados pelo médico tanto no covid-19, quanto em outras doenças respiratórias".

Diante desse cenário, é importante se cuidar: além da lavagem e hidratação nasal diária, consuma dois litros de água por dia, lave frequentemente as mãos e não as leve aos olhos, boca e nariz, e se possível, evite aglomerações.

 


Fontes consultadas

Slapak I, Skoupá J, Strnad P, Horník P. Efficacy of isotonic nasal wash (seawater) in the treatment and prevention of rhinitis in children. Arch Otolaryngol Head Neck Surg. 2008;134(1):67-74.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados