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segunda-feira, 1 de março de 2021

Aplicativo para concessão de financiamento habitacional requer cuidados

 

Com a redução dos atendimentos nas agências da Caixa Econômica Federal, inúmeras reclamações têm aparecido pela falta ou falha na prestação de serviços e também na já sabida inoperância dos sistemas de telemarketing. Com isso, o mercado imobiliário vem sofrendo, já que a dificuldade na obtenção dos novos financiamentos está intimamente ligada às restrições de acesso às agências. Contudo, um novo sistema pode auxiliar na melhoria das operações.


Atualmente, a Caixa conta com o aplicativo Caixa Tem, que poderá sofrer uma alteração muito importante com a abertura da possibilidade de iniciar o procedimento de concessão de financiamento habitacional, conforme o presidente da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH), Vinícius Costa. “Para o mutuário conseguir um financiamento hoje, ele precisa de um representante da Caixa em sua cidade para fazer toda a intermediação, em especial, a entrega de documentos e organização da pasta do financiamento”, conta.

 

No entanto, com a possibilidade de virtualização do procedimento, o procedimento pode ser mais fácil. “Tudo poderá ser feito diretamente pelo próprio mutuário. É uma desburocratização do procedimento que tende a facilitar a concessão de novos financiamentos. Contudo, como toda e qualquer operação eletrônica, muita cautela é preciso para evitar problemas”, explica Vinícius Costa.


Mas para recorrer a esta facilidade, ele recomenda cuidado. Primeiramente, para baixar o aplicativo da Caixa, é necessário certificar que se trata do verdadeiro. De acordo com o presidente da ABMH, app's piratas são responsáveis diretos por coleta de dados pessoais e danos ao patrimônio dos cidadãos. “Em segundo lugar, é ler com bastante atenção todas as informações contidas no app para regularidade do procedimento. Importante guardar o print das etapas do procedimento também para evitar problemas posteriores de não envio de documentos, adequação do sistema ou de não contratação de produto ou servi&c cedil;o (venda casada).”


Para não acontecer como houve na concessão da pausa durante a pandemia, Vinícius Costa recomenda que o mutuário fique bastante atento a todas as etapas do procedimento da liberação do financiamento e das regras. “Assim como ocorre no procedimento comum junto às agências, a entrega de documentos não garante a concessão do financiamento. Por isso, após encerrar o procedimento de envio dos documentos, a aprovação deve ser acompanhada de perto.”  

 


Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação - ABMH

 

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