Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de março de 2021

7 curiosidades sobre a florada das cerejeiras no Japão

Chureito Pagoda, em Fujiyoshida, na Primavera
Quickly Travel - iStock519333796_dewpank


É na primavera, com o nascer das flores, que um dos mais belos e coloridos espetáculos da natureza ocorre no Japão. Associada à alegria e ao clima de renovação, a estação marca o início de um dos momentos mais aguardados do ano pelos japoneses, o Hanami, também conhecido por nós, ocidentais, como a florada das cerejeiras.

Muito popular entre os turistas, a florada das cerejeiras é um dos “cartões-postais” do Japão e um espetáculo de curta duração, porém intenso e fascinante. Mas enquanto ainda não é possível viajar e se apaixonar pelos tons de rosa que cobrirão o país entre o fim de março e começo de abril, a Quickly Travel, agência especializada no destino, te conta algumas curiosidades incríveis sobre o Hanami para que você possa sonhar em voltar a viajar de novo quando tudo isso passar.


Confira:

  1. Sakura
Kyoto, Honshu
Quickly Travel - iStock

Além de ser um nome feminino muito popular no Japão, Sakura significa flor de cerejeira em japonês. Para os nativos a palavra expressa a beleza feminina, simboliza o amor, a felicidade, renovação e esperança.


  1. Ano novo, vida nova!

Japoneses celebrando o Hanami, no Kinshi Park, em Tóquio
Quickly Travel - iStock977167904

Réveillon? Virada do ano? Que nada! Para os japoneses o Hanami representa o fim de um ciclo e começo de outro novo. O mês de abril, aliás, marca o início do ano letivo, fiscal e até mesmo a estreia dos recém formados no mercado de trabalho. Tal fato acompanha o término do rigoroso inverno no país e a crescente empolgação da população para se fazer passeios ao ar livre.


  1. Muito mais que 600...

A famosa sakura somei-yoshinoi, de cinco pétalas
Quickly Travel - iStock11447222777

Estima-se que no Japão existam mais de 600 espécies diferentes de sakuras espalhadas por todo país. A mais comum delas é a somei-yoshino, que é a representação padrão da flor de cerejeira, com cinco pétalas e coloração rosa claro, quase branco. No entanto, há espécies que variam e muito do padrão, com a Prunus Kazan, que apresenta até 28 pétalas.


  1. Na flor da idade
Jindai Zakura, em Yamanashi, um das árvores mais antigas do Japão, com quase 2.000 anos
Quickly Travel - Istock946755324 - T-Tadanobu


A mais velha cerejeira do Japão está situada na cidade Hokuto, em Yamanashi, e atende pelo nome de Jindai Zakura. São quase 2.000 anos de vida. Segundo historiadores, a árvore “morreu” em algum momento do século XIII, mas foi salva graças as orações de Nichiren, um importante monge budista.


  1. Não, não é rosa!
Monte Fuji na primavera
Quickly Travel - iStock 677209164


Você pode até dizer que sim, mas para os japoneses a cor da cerejeira não é rosa. Dada a importância da flor para o país e a grande variedade de tonalidades existentes entre as espécies, uma nova coloração foi criada, a sakura-iro. O tom, aliás, é bastante utilizado na cultura japonesa e está presente em uma grande variedade de animes.


  1. Não é feriado, mas é como se fosse...
Flores de cerejeira no parque de Chidorigafuchi em Tokyo, Japão
Quickly Travel - iStock-1197414983


Além de uma cor própria, a Sakura também tem um dia para chamar de seu. A data é celebrada anualmente no dia 27 de março, período em que geralmente marca o início da floração.


  1. Sakura ou coroa?
Moeda de 100 ienes, cunhada com uma flor de cerejeira no verso
Quickly Travel - iStock 469873013

O verso da moeda de 100¥, uma das mais populares do Japão, também reitera a importância da sakura para aos japoneses. O crisântemo, flor nacional oficial do país, vem logo atrás, ao ilustrar a moeda de 50¥.



 

Quickly Travel

telefone (11) 2938-4200

tokyo@quicklytravel.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados