Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de março de 2021

Como manter a saúde bucal em tempos de isolamento social?

 Adobe Stock
Especialista da GUM esclarece como cuidados extras com a higiene oral podem prevenir desconfortos


Com grande parte dos estados passando a adotar medidas restritivas mais severas como forma de conter a pandemia do Coronavírus, fica permitido apenas o funcionamento de serviços essenciais, como mercados, farmácias e hospitais. Devido a esse cenário, muitos brasileiros passarão por um período de isolamento em suas residências.

Não sair de casa e ter menos contato pessoalmente com outras pessoas pode acabar fazendo com que haja negligência quanto aos hábitos de higiene oral, afetando a manutenção da saúde da boca. Por isso, Sara Paz, consultora da GUM , marca americana de cuidado bucal, indica ações importantes que devem ser colocadas em prática diariamente para evitar dores e desconfortos ao longo do período. Confira:


• Beba água:

A saliva contém substâncias que protegem a boca contra o desenvolvimento de bactérias. Sara comenta que para estimular a sua produção, é necessário beber bastante água, uma vez que o líquido umedece a mucosa bucal ressecada, hidrata o organismo e estimula as glândulas salivares, mantendo o fluxo salivar saudável.


• Antes de dormir, escove os dentes com atenção:

Durante as horas de sono é o momento em que ocorre a redução do fluxo salivar, deixando a boca mais suscetível aos vírus e bactérias. Por isso, o cuidado bucal noturno é muito importante. "Após a escovação, não esqueça da limpeza interdental com fio dental ou alternativas ao fio, que eliminam restos de alimentos onde a escova não alcança", indica a consultora.


• Não esquecer do hábito de higiene bucal pela manhã:

Não é porque as pessoas estão em isolamento em suas casas que devem descuidar da rotina matinal de higiene. Afinal, como comentado acima, durante o sono ficamos mais suscetíveis às bactérias na boca que passaram a noite em proliferação. De acordo com a especialista, escovar os dentes pela manhã é importante para remover a placa bacteriana e evitar doenças que vão além do mau hálito matutino, como cárie, inflamação da gengiva, entre outras.


• Não compartilhar objetos de uso pessoal:

Nunca divida o uso de itens de higiene bucal, como a escova de dentes com outras pessoas. "Para famílias que utilizam o mesmo banheiro, também é recomendado que as escovas sejam guardadas em recipientes diferentes ou com a utilização do protetor de cerdas, evitando assim o contato das cerdas de uma escova para a outra e inviabilizando a transmissão de vírus e bactérias entre as escovas", sugere.


• Esteja atento aos sinais do bruxismo

Os sinais de estresse e tensão resultantes do confinamento, podem ser refletidos na boca. Apertamento dos dentes, ranger noturno e uma musculatura tensionada podem ser sinais de que é preciso reservar um momento para relaxar. "Esses sintomas, característicos do bruxismo, podem levar a problemas como fratura dental, desgaste da estrutura do dente e até mesmo dores na articulação e musculatura da boca", indica.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados